O Caxias do Sul Basquete encerrou nesta quinta-feira (27) a sua participação na primeira etapa da Liga de Desenvolvimento do Basquete (LDB). E foi com vitória, de 84 a 64, diante da Sociedade Thalia, do Paraná. A participação caxiense na fase inicial da competição sub-22 foi em Pato Branco (PR).
Em seis partidas, o Caxias, do técnico Bruno Lopes, conquistou quatro vitórias (Campo Mourão, Maringá, Pato Branco e Thalia) e teve duas derrotas em jogos muito disputados, contra São Paulo e Corinthians. Além de ter uma média ofensiva interessante, com 85 pontos por partida, o renovado time caxiense apresentou alguns dos reforços que poderão fazer parte do elenco no NBB. Entre os destaques, Arthur, Fabrizzio e Raul Caldas.
O principal pontuador foi o ala Léo Cravero, com média de 15,8 pontos. Remanescente da última temporada, ele esteve entre os três principais jogadores jovens do NBB 2023/2024.
Na próxima etapa, prevista para ocorrer no Rio de Janeiro, no mês de julho, o time gaúcho vai encarar os outros adversários que fazem parte do Grupo B. Na lista, estão Franca, Flamengo, Botafogo, Vasco, São José e União Corinthians.
A edição de 2024 tem o término previsto para 31 de agosto. São dois grupos com 13 equipes, sendo que os quatro primeiros de cada lado se classificam para brigar pelo título. No momento, o Caxias ocupa a quinta posição de sua chave.