O 60º episódio da segunda temporada do Podcast Paixão Ca-Ju recebe o ex-árbitro de futebol Alfredo Loebeling. Ele apitou o duelo entre Figueirense e Caxias, em 2001. A partida valia vaga para a Série A do ano seguinte e acabou terminando nos tribunais. Loebeling contou bastidores do que aconteceu no jogo e nos dias seguintes da partida.
O então árbitro alterou a súmula da partida, afirmando que a invasão de campo da torcida do Figueirense, quando a equipe vencia o Caxias por 1 a 0, se deu após o apito final, o que não aconteceu. Pressionado pelo presidente da Comissão de Arbitragem naquele ano, Armando Marques, e pelo presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), Luiz Zveiter, o juiz mudou o relatório da súmula e a disputa entre os clubes foi acabar nos tribunais.
— Eu não tenho dúvida de que a decisão que foi tomada foi uma decisão política. Você já tinha três equipes do Rio Grande do Sul disputando o Campeonato Brasileiro e a gente sabe o que representa a um Estado passar a ter uma equipe no campeonato nacional da Primeira Divisão — disse Loebeling.
O ex-árbitro, que teve sua carreira encerrada após esse fato, contou ainda, detalhes de como foi a conversa com Armando Marques e Luiz Zveiter, que acabou alterando a súmula do confronto.
— Então nós fizemos esse relatório, viemos para São Paulo e no dia seguinte do jogo o Armando Marques me ligou, fez uma série de elogios à arbitragem. E me pediu: "Você já fez o relatório do jogo?" Eu falei: "Olha, a súmula está preenchida, e eu vou fazer um relatório sobre todos os fatos que aconteceram". Ele falou para eu ler o que tinha colocado. Quando eu comecei a ler, ele não deixou terminar meia página do relatório, que tinha duas. Ele falou: "Pra que isso? Vai dar a maior confusão. Pega aí, você vai escrever o seguinte, que após o final do jogo, houve uma invasão de campo" — revelou.
O 60º episódio do Podcast Paixão Ca-Ju tem a participação dos jornalistas Eduardo Costa e Tiago Nunes. A segunda temporada do Paixão Ca-Ju Podcast tem o oferecimento do Super Andreazza. Os episódios semanais vão ao ar às quartas-feiras, no site e no aplicativo de GZH, além de nas principais plataformas de áudio, como Spotify e SoundCloud.