As iniciativas na área esportiva na Fundação Marcopolo são variadas, incluindo uma diversidade de modalidades que são oferecidas a estudantes caxienses através de escolas públicas e também para filhos de funcionários da empresa. A novidade deste ano é a criação da Escola de Tênis Fundação Marcopolo.
Outras atividades seguem sendo efetivadas nas modalidades de Handebol, Futebol, Futsal e Vôlei. Além disso, a Fundação também mobiliza os funcionários da Marcopolo para os já tradicionais Jogos Internos. Assim, a Fundação Marcopolo vem aumentando o número de parcerias, viabilizando cinco projetos na área do esporte, ampliando seu programa de desenvolvimento da juventude, chegando a mais de 300 jovens.
Novidade de 2024, a Escola de Tênis Fundação Marcopolo é um projeto financiado pela LIE Pró-esporte e patrocinado pelo Instituto Elisabetha Randon. A iniciativa a atende gratuitamente 50 jovens de duas escolas da Zona Norte de Caxias do Sul, no contra-turno escolar. Os alunos têm aulas de tênis com professores especializados, acesso a todo material específico para a prática, ganham uniformes de treino e transporte até a Sede Recreativa da Fundação Marcopolo, onde são realizadas as atividades.
O objetivo do projeto é oportunizar a modalidade de tênis e, através do esporte, levar educação e oportunidades a jovens em vulnerabilidade social. A proposta se insere e atua nos territórios mapeados pelo RS Seguro Comunidade, que busca implementar ações em áreas de risco dos municípios gaúchos.
Já as escolas de Handebol e Futebol também atendem jovens de escolas da Zona Norte com aulas as terças e quintas à tarde. Na modalidade do Handebol, as atividades têm parceria do Projeto Handebol Social – Caxias do Sul da Apahand – Associação dos Pais e Amigos do Handebol.
Na modalidade Futebol são atendidos 60 jovens da EMEF Senador Teotônio Vilela, que também está integrada ao Projeto Escolas da Fundação e Escola Marcopolo de Criatividade. A iniciativa tem a parceria da APAFUT - Associação de Pais e Amigos do Futebol. Da mesma forma que a Escola de Tênis, os alunos têm acesso a todo material necessário, uniformes e transporte. Os alunos também recebem auxilio no transporte e a Fundação cede seus espaços para os treinos.
As escolinhas de Futsal e Vôlei atendem aproximadamente 100 alunos em uma parceria da Fundação Marcopolo com a Escola Esportiva Rizzo/Forqueta. As aulas gratuitas são oferecidas aos filhos dos funcionários da Marcopolo e os treinos são realizados ao longo da semana.
Jogos Internos 2024
A Fundação Marcopolo promove todo ano os Jogos Internos aos colaboradores da empresa e seus familiares. Este ano, inspirado nas Olimpíadas que ocorrerão em Paris, o evento adotou um formato olímpico, com cada setor da Marcopolo e empresas parceiras representando um país na busca por medalhas de ouro.
Os Jogos Internos contam com a participação de três empresas parceiras: Voestalpine Meincol, Sanmartin e Tecnofrio, que viabilizam projetos com atuação da Fundação na comunidade.
Conforme o Coordenador de Esportes da Fundação Marcopolo, Lucas Roberto Zanotti, todas estas iniciativas reforçam o compromisso da Fundação Marcopolo com a qualidade de vida e a promoção de bem estar e saúde social através do esporte.
— O Esporte esteve presente na minha base e está comigo até agora, pois entendo a importância do seu papel tanto na formação de valores quanto na promoção de bem-estar, em tempos onde o equilíbrio e senso de comunidade se fazem tão necessários — disse Lucas.