O domingo (24) foi de muito trabalho no Estádio Centenário. O elenco grená está confiante numa reviravolta no cenário e ainda sonha com a classificação para a final do Gauchão 2024. Para que isto aconteça, o Caxias terá que derrotar o Grêmio, na Arena, na terça-feira (26), a partir das 21h. Vitória por um gol levará a disputa da vaga aos pênaltis; se vencer por dois ou mais gols, a equipe de Argel chega na final.
Mas o principal mistério na formação da equipe não está no ataque, uma vez que Gabriel Silva retorna de suspensão. Álvaro até pode continuar no time, caso o técnico decida pela saída de um dos volantes. No entanto, a tendência é pela manutenção do esquema que vem dando certo tanto pelo desempenho, quanto pelos resultados, apesar do último revés, por 2 a 1, para o Tricolor.
O grande ponto de interrogação do time está na defesa. Cézar Henrique está confirmado, pois vem sendo o titular absoluto na posição. Mas quando Argel retornou ao Centenário, escalou Jean Pierre na zaga que enfrentou o Juventude, pela nona rodada do Gauchão. O zagueiro teve uma atuação elogiada pela comissão técnica e seguiu na equipe na partida seguinte, diante do Avenida. Foi quando um desconforto no joelho o tirou dos cinco jogos seguintes e fez com que Denílson fosse alçado à titularidade.
Jean Pierre está plenamente recuperado e à disposição. Argel poderá devolver a titularidade, que lhe foi tirada por lesão, ou dar continuidade a Denílson, pela sequência, uma vez que Jean pode não estar no melhor ritmo de jogo para encarar logo um Grêmio, de cara.
— Nós vamos fazer um jogo seguro, independente de termos saído atrás do resultado e de quem jogar. Um gol já pode mudar tudo, independente de qual momento que a gente faça dentro da partida, temos que entrar para fazer um grande jogo, do começo ao fim, do primeiro minuto até o último —avaliou Cézar Henrique.
Com a derrota no jogo de ida, em Caxias do Sul, o Tricolor aumentou o favoritismo para ficar com uma das vagas à final. Mas para o defensor grená, esse clima de "já ganhou", não existe.
— Isso daí não interfere tanto, a gente costuma dizer que o que muda é o que acontece depois do primeiro apito do juiz, quando começa o jogo é o que define. Aquilo que as outras pessoas falam de fora pouco nos importa. Nós estamos confiantes que da mesma forma que eles vão nos atacar, a gente também vai atacá-los — finalizou.
O Caxias deve encarar o Grêmio com: Fabian Volpi; Marcelo, Denílson (Jean Pierre), Cézar Henrique e Dudu Mandai; Barba, Elyeser, Emerson Martins e Tomas Bastos; Vitor Feijão e Gabriel Silva.
O último treino antes do confronto na Arena ocorre nesta segunda-feira (25), pela manhã, com portões fechados, no Estádio Centenário. Logo após o almoço, a delegação grená viaja até Porto Alegre.