O clássico Ca-Ju 283 não entrou para a história apenas pela goleada grená no Alfredo Jaconi. No dia 9 de março de 2019, o Caxias visitou o Juventude, pelo Campeonato Gaúcho, e venceu por 3 a 0 com muita superioridade. O time grená chegou a jogar com um atleta a menos por mais de 50 minutos. Mesmo assim saiu vitorioso e teve na figura de um meia o último autor de dois gols em um mesmo Ca-Ju, pelo Caxias, na casa do adversário: Rafael Gava.
A superioridade grená começou a ser refletida no placar logos aos 14 minutos. O lateral-esquerdo Samuel Balbino encontrou Ruan no lado esquerdo da área, o atacante chutou cruzado e o meio-campista Rafael Gava finalizou para o fundo da rede: 1 a 0 Caxias.
Aos 38 minutos, o Juventude teve um alento. O lateral Samuel Balbino cometeu falta em Dalberto, recebeu o segundo amarelo e foi expulso. Mas o quadro alviverde voltou a piorar, aos 42. O atacante Bruno Alves invadiu a área, cruzou e a bola bateu na mão do zagueiro Genilson. Pênalti. Aos 43, Gava converteu e fez o seu segundo gol no clássico: 2 a 0.
Na volta do intervalo, o Ju tentou sufocar, mas quem marcou novamente foi o Caxias. Aos 13, Rafael Gava cobrou falta da esquerda e a zaga afastou. Foguinho cabeceou de volta para área, Sallinas desviou para trás e Junior Alves aproveitou, antecipou o goleiro para fazer 3 a 0. Luis Carlos Winck não resistiu à derrota e foi demitido do comando técnico do Ju.
Festa na ferradura norte. Uma vitória grená marcante em um clássico com a marca de Rafael Gava.
Ficha técnica
Juventude 0x3 Caxias
Data: 09/03/2019
Local: Estádio Alfredo Jaconi
Juventude
Marcelo Carné; Vidal, Genílson, Victor Sallinas e Eltinho; Rafael Jataí (Ávila, 31/2º), Moisés (Bruno Camilo, 11/2º) e Mateus Santana; Breno (Caprini, 29/2º), Dalberto e Braian Rodríguez. Técnico: Luiz Carlos Winck.
Caxias
Lee; Muriel, Junior Alves, Thiago Sales e Samuel Balbino; Juliano, Foguinho, Rafael Gava e Diego Miranda (Léo Jaime, 43/2º); Bruno Alves (Marabá, 39/2º) e Ruan (Eduardo Diniz, 40/2º). Técnico: Pingo
Gols: Rafael Gava, aos 14min e aos 43min, no primeiro tempo. Junior Alves, aos 13min, no segundo tempo.
Expulsão: Samuel Balbino, aos 38/1º
Amarelos: Eltinho, Caprini, Braian Rodriguez (J)
Árbitro: Jean Pierre Lima, auxiliado por José Eduardo Calza e Maurício Coelho Silva Penna