Com cinco títulos da Liga Nacional, seis da Libertadores, e campeã mundial de futsal outras três vezes, a ACBF dará o pontapé inicial na temporada de 2024 no próximo dia 24 de fevereiro, em um amistoso diante do Joinville. Neste ano, a equipe de Carlos Barbosa completa 48 anos, e um dos objetivos da nova direção, é fazer com que o time volte a disputar competições internacionais até o ano do cinquentenário.
Pela terceira vez na presidência da ACBF, Bolívar Zuanazzi, falou em entrevista ao programa Show dos Esportes, da Rádio Gaúcha Serra, sobre a intenção de levar a equipe da camisa laranja a disputar os torneios internacionais.
— A ACBF sempre esteve disputando títulos nacionais e internacionais. Nos últimos anos, infelizmente, o Rio Grande do Sul ficou fora em razão de problemas com a Federação Gaúcha de Futsal, Federação Brasileira de Futsal. O nosso objetivo agora é colocar novamente a ACBF nos trilhos das competições internacionais. A ACBF está fazendo esse ano 48 anos de existência e no cinquentenário, nós gostaríamos que ACBF voltasse a galgar esses títulos internacionais — disse Zuanazzi.
Em 2024, o comando técnico da ACBF seguirá com o treinador André Bié, que teve seu contrato renovado até o final de 2026. Segundo o presidente da equipe, a renovação com Bié é um dos primeiros passos em busca dos objetivos traçados.
— Inicialmente a gente renovou com o nosso técnico, o André Bié, por mais três anos. Em razão disso, como ele esteve ano passado no comando da equipe, mas não foi ele que montou o elenco, porque ele chegou depois do início da temporada, mas agora a composição do elenco foi feita com o conhecimento dele. Agora nós estamos com um plantel mais novo, não tão avançada. Nossa ideia é ir montando um elenco forte e que se acostume com a ACBF e sua torcida, para chegar no cinquentenário com um elenco muito forte — afirmou Zuanazzi, que também falou sobre como foi planejada a construção do elenco para a atual temporada:
— Quem montou esse plantel foi a diretoria anterior, junto com a comissão técnica. Eles foram buscar no mercado, dentro do que o orçamento nos permite, atletas que já conheciam o clube e que eram da confiança do nosso técnico. Os atletas conhecem o Bié, ele tem um perfil e uma linha de trabalho. Isso nos dá esperança para que em 2024 a gente possa ter uma equipe competitiva, forte, alegre e determinada na busca das competições — finalizou.
O amistoso contra o Joinville no dia 24 de fevereiro (sábado) será realizado no Centro Municipal de Eventos Sérgio Luiz Guerra, a partis das 19h, com entrada franca. Um segundo amistoso, também contra o Joinville, está marcado para o dia 1º de março.
A equipe também disputará dois torneios preparatórios neste início de temporada. Entre os dias 7 e 9 de março, acontece o Torneio de Lages, e para fechar a preparação laranja, a ACBF disputará a Super Copa Gramado de Futsal, que ocorre entre os dias 11 e 16 de março e terá a participação de oito equipes da Liga Nacional.
A estreia da ACBF na Liga Nacional será diante do Blumenau, fora de casa, ainda sem datas e horários confirmados.
ELENCO DA ACBF PARA 2024:
- Goleiros: Ryan, Pedro Bianchini e Vandeson
- Fixos: Daniel Ferreira, Fernando e Xitão
- Alas direito: Mithyuê, Caio, Alves, Samuel e Marcola
- Alas esquerdo: Bruno Iacovino, Neto, Renatinho e Léo Gil
- Pivôs: Malcom, Jhonnas e Barbosinha
- Técnico: André Bié
- Auxiliar técnico: Sandro Júnior