Presidente do acesso do Caxias à Série C do Brasileiro. Muitas tentaram a conquista da vaga durante os oito anos em que o clube grená esteve jogando a Quarta Divisão. Mas o feito histórico foi conduzido, em 2023, por Mario Werlang.
E com a chegada de uma noiva temporada, o calendário cheio reservará novos desafios ao clube que completará 89 anos no dia 10 de abril. Em entrevista à reportagem do Pioneiro, Werlang comentou sobre as expectativas do clube em 2024 nas disputas do Gauchão, Copa do Brasil e Série C.
— Perspectivas muito boas. Diferente do que era no ano passado. Mas o Caxias fez por merecer isso depois de um bom trabalho feito no ano de 2023 inteiro. Conseguimos uma bela colocação no Campeonato Gaúcho, a vaga na Copa do Brasil e o acesso à Série C. Tudo isso nos dá fôlego pra em 2024 repetirmos essas façanhas novamente, tendo um acesso pra B, uma boa campanha no Gauchão. Eu acredito que o Caxias está preparado pra ter um belo ano — avaliou Werlang.
Além disso, o mandatário grená revelou uma meta audaciosa que promete aumentar o número de associados do clube em praticamente 75%. O quadro atual conta com pouco mais de quatro mil associados.
Confira as projeções do presidente do Caxias para 2024:
Com o presidente vê a montagem do elenco para as competições que o clube irá disputar em 2024?
— O custo pra montar um elenco de Série C é maior, porque não estamos montando um elenco para o Campeonato Gaúcho, mas também para esta competição. Claro que com possibilidades de algumas trocas após o Gauchão, mas nós acreditamos que o elenco vem bem forte pra 2024. O grupo está praticamente completo. Falta apenas a chegada de alguns jogadores, poucos. E acreditamos ter um elenco mais homogêneo esse ano. Com custo maior, dentro da realidade financeira do Caxias, mas estamos muito confiantes no trabalho da nossa comissão técnica, do nosso treinador, o Gerson Gusmão, que ajudou a montar esse grupo juntamente com o Departamento de Futebol.
O Caxias é o atual vice-campeão do Estado. Dá pra repetir a campanha no Gauchão 2024?
— Nós acreditamos que o Caxias possa repetir o belo Gauchão que fez em 2023. Estamos nos preparando, parte do elenco está trabalhando desde novembro, o restante iniciou os trabalhos no dia 4 de dezembro. E o Caxias acredita que com esse período maior de preparação, nós conseguimos chegar melhor no Gauchão física e tecnicamente. É importante estarmos bem preparados pra arrancarmos bem no Gauchão, porque sabemos que mesmo classificando oito equipes é importante estarmos entre os quatro melhores pra ter a possibilidade de decidir em casa o primeiro mata. O Caxias quer chegar entre os quatro e a nossa pré-temporada tem sido muito boa pra atingirmos nossos objetivos no futuro.
O Caxias voltará a disputar a Copa do Brasil. A última vez foi em 2021, quando a equipe foi eliminada pelo Fortaleza na primeira fase. O quanto esta competição impacta na visibilidade e nas finanças do clube?
— O Caxias conta com a Copa do Brasil, depois de um tempo sem disputá-la. Vamos para um primeiro jogo fora, com possibilidade do empate para avançar. Não tem sorteio ainda, mas isso já está definido no calendário. É bom para avançarmos de fase, mas por outro lado não teremos renda no primeiro jogo da Copa do Brasil. Mas como o Caxias quer passar de fase, e pelo menos conseguir mais duas fases adiante, nos dará um fôlego maior pra irmos pra Série C ainda mais fortes.
Depois de oito anos disputando a Série D do Brasileiro, o Caxias pensa em primeiro fazer um ano estável na Terceira Divisão ou já quer fazer o caminho dos clubes que subiram rapidamente da D para a B?
— Nós queremos ir pra B! Não vamos pra Série C fazer pré-vestibular! Nós vamos pra subirmos de divisão! Esse é o objetivo do clube. O nosso treinador já fez isso com o Operário-PR, então temos uma equipe técnica experiente. O Caxias tem estrutura. Sabemos que a Série C 2024 vai ser muito competitiva. Os times que caíram vão querer voltar e são equipes fortes. Hoje não tem nenhum time bobo na C. Temos que ter muito cuidado. É lógico que o Caxias não pode voltar pra trás. Mas o pensamento da diretoria e da comissão técnica é o acesso pra B e jogar a competição em 2025.
A nossa ideia em 2024 é chegar a sete mil sócios adimplentes.
Como atrair mais pessoas aos jogos no Estádio Centenário?
— O Caxias já conseguiu um belo aumento no seu quadro social, mas a nossa ideia em 2024 é chegar a sete mil sócios adimplentes. Nós vemos que temos condições pra isso. O Caxias tem torcida pra isso. Ele precisa fazer o que fez este ano: se tiver resultado de campo, o torcedor vem. A torcida tem que acreditar no nosso clube, na comissão e diretoria. Queremos ter sete mil sócios no final de 2024 e o torcedor é nosso principal financiador e fonte de renda. O clube vive em função dele e do futebol e, mostrando bons resultados, vamos ter com certeza um aumento grande no quadro social.
Qual o recado que o presidente deixa ao torcedor?
— O recado é que tenham confiança na comissão técnica e na direção. Vão haver momentos de atrito, como em 2023, mas importante é saber que a direção e a comissão técnica estão fazendo sempre o melhor pelo Caxias. Ninguém acerta sempre em 100%, mas se nós tivermos a maior parte de acertos em nossas decisões, com certeza vamos ter um bom resultado em 2024. Contamos com o torcedor e ele pode contar conosco. Esse é o recado que eu deixo: fé em duas vias. Essa união vai fazer o Caxias grande em 2024.