O confronto mais esperado da 34ª rodada da Série B vai colocar frente a frente o melhor mandante contra o melhor visitante da Série B. Ninguém tem campanha melhor em casa do que o líder Vitória. E ninguém supera o Ju atuando longe de seu estádio. O encontro entre os dois está marcado para domingo (29), às 19h, em Salvador.
Os baianos têm um impressionante aproveitamento de 83% atuando no Estádio Barradão. Em 16 jogos, a equipe do técnico Léo Condé somou 40 dos 64 pontos conquistados na competição até aqui. Foram 13 vitórias, um empate e apenas duas derrotas. Nas últimas 10 partidas em Salvador, a equipe venceu nove e empatou uma, diante do Mirassol.
As únicas duas derrotas em casa na competição aconteceram para o Atlético-GO (por 3 a 2, na 6ª rodada) e para o Criciúma ( por 1 a 0, pela 12ª rodada). Para efeitos de comparação, o Juventude tem apenas a 10ª melhor campanha como mandante. Em 17 jogos no Alfredo Jaconi, o aproveitamento é de 56%, com 29 pontos conquistados.
Mas quando o assunto é visitar a casa do adversário, o Ju é quem mais conhece os caminhos da vitória. O time alviverde tem aproveitamento de 56% fora, com 16 jogos e oito vitórias, três empates e cinco derrotas. Com Thiago Carpini no comando, o aproveitamento longe de Caxias do Sul é ainda maior, uma vez que três dessas cinco derrotas fora de casa aconteceram quando o time ainda era treinado por Pintado.
Carpini tem 69% de aproveitamento fora de casa e perdeu apenas dois jogos, ambos por 3 a 0, para Sport e Atlético-GO. Já o Vitória aparece logo atrás como segundo melhor visitante da Série B, com 24 pontos.
Além desse ingrediente, os baianos ainda podem carimbar o acesso à Série A. Afinal, a equipe já chegou aos 64 pontos — número que deve confirmar a vaga ao final da competição — e uma vitória sobre o Ju colocaria o time de Léo Condé praticamente na Primeira Divisão de 2024, além de encaminhar a conquista da taça da Série B.
Para o Juventude, uma vitória garante o clube mais uma rodada dentro do G-4. O clube está com 56 pontos e precisa de pelo menos oito para voltar à elite do futebol brasileiro. Há seis jogos sem perder, mas vindo de três empates consecutivos, um resultado positivo devolveria a tranquilidade ao ambiente alviverde, após o tropeço em casa para o Londrina.
— Temos que ter a mesma postura de sempre. Dentro ou fora de casa, mantermos nosso padrão de jogo. Sabemos que vai ser um jogo decisivo. Pode ser um jogo em que eles vão definir o acesso. Vão vir eufóricos, com o apoio da torcida, mas pra gente também é uma decisão. Estamos brigando pelo acesso e tenho certeza que vamos fazer uma grande jogo lá — afirmou o atacante Gabriel Taliari.
Raio X de Juventude e Vitória
:: Vitória é o melhor mandante da Série B, com 83% de aproveitamento
:: Foram 16 jogos, 13 vitórias, um empate e duas derrotas: 40 pontos
:: Nos últimos 10 jogos no Barradão, o Vitória venceu nove e empatou um
:: Apenas Atlético-GO e Criciúma venceram o Vitória em Salvador
:: Baianos não perdem em casa desde o dia 9 de junho
:: Juventude é o melhor visitante da Série B, com 56% de aproveitamento
:: Foram 16 jogos, com oito vitórias, três empates e cinco derrotas: 27 pontos
:: Com Thiago Carpini, aproveitamento fora é ainda maior: 69%
:: Foram 13 partidas, com oito vitórias, três empates e duas derrotas: 27 pontos
:: Time não perde fora há duas rodadas. A última derrota ocorreu para o Atlético-GO, no dia 10 de setembro (3 a 0)