O congresso técnico da Série C do Campeonato Brasileiro deverá ser realizado somente no mês de março de 2024. A projeção é que a competição inicie em maio, assim como foi este ano. Após oito anos, o Caxias conquistou o acesso e retornou à Terceira Divisão nacional. Na temporada que vem o Grená encontrará um campeonato diferente, mas que ainda não tem a sua fórmula ideal. Esta é a visão do presidente Mario Werlang.
— Eu acho que a Série C teria condições de ser igual a Série B. A CBF, claro, teria os custos, mas teria condições de bancar a Série C com turno e returno. É mais justo. Se você faz uma campanha mais longa, os melhores estarão na frente e os piores lá atrás — declarou o presidente Grená ao programa Show dos Esportes, da Rádio Gaúcha Serra.
Em 2022, a competição teve uma mudança em sua fórmula de disputa. A primeira fase da Série C ganhou o sistema de turno único. Os 20 clubes se enfrentam e os oito melhores avançam para a outra etapa. Na segunda fase, os clubes são divididos em dois grupos, com quatro times cada, para confrontos de turno e returno dentro de cada chave.
Os dois melhores de cada lado garantem vaga na Série B de 2024. Os primeiros colocados de cada grupo disputam o título na final, em duelo de ida e volta.
Apesar de defender uma outra fórmula para a competição nacional, Werlang admite que o formato é bem melhor se comparado com a Série D, que o Caxias disputou nos últimos sete anos.
— Já é bem melhor que a Série D. Temos que nos preparar. O que não vejo com bons olhos na Série C é de um turno e você pegar jogos mais pesados fora. Provavelmente o Caxias terá 10 jogos fora (devido ao Ranking). Então, isso ainda não está muito legal. Ainda mais que o Caxias é forte no Centenário. Mas é uma fórmula que trabalhamos melhor, mais longa e tem um mês a mais de calendário. É melhor de jogar — concluiu o dirigente.
O Caxias já conhece 15 dos 19 adversários que terá na Série C. Para fechar a lista falta apenas a definição dos quatro clubes rebaixados da Série B. Estão confirmados na Terceira Divisão: Caxias, Confiança-SE, Náutico-PE, Remo-PA, CSA-AL, Ypiranga, Floresta-CE, Aparecidense-GO, Figueirense-SC, Athletic-MG, Ferroviária-SP, Ferroviário-CE, São Bernardo, São José-PoA, Botafogo-PB e Volta Redonda-RJ.