O Juventude não terá sua principal arma na Série B 2023 para enfrentar o Guarani neste domingo (13), às 15h45min, em Campinas. Dono de um aproveitamento de 68%, superior ao do líder Sport, com 66%, o técnico Thiago Carpini está suspenso.
O comandante alviverde perdeu a cabeça no jogo contra o Vila Nova, após contestar a arbitragem e chutou um copo da água que estava próximo à casamata justamente quando já tinha um cartão amarelo. O treinador recebeu o segundo e não poderá estar no Brinco de Ouro da Princesa. A tarefa de comandar o time caberá aos auxiliares Estephano Djian e Caio Gilli.
— É ruim ficar fora num momento bom que a gente vive. Atrapalha um pouco. Não gostaria de não estar presente. Viajo com a delegação, farei todo o protocolo, só não vou ao estádio. Querendo ou não, a gente tem uma representatividade quando está ao lado. Gera uma sintonia entre o comando e atletas, que é de respeito e de trabalho. Mas nada que mude os nossos comportamentos. Temos uma comissão que terá a mesma autonomia tanto o Estephano, como o Caio e os demais. Eles sabem o que cobramos em termos de ideias. Então, mais do que passar pra eles, é orientar os atletas sobre o que pensamos de estratégia para esse jogo e as funções de cada um — apontou o treinador.
Será mais um confronto direto na briga pelo acesso. Com 37 pontos, o Guarani tem um a mais do que o Verdão na competição nacional. O time perdeu a chance de ingressar no G-4 ao perder o último duelo para o Vila Nova-GO.
Sem Jean Irmer, que também está suspenso, a tendência é de que o volante Kadi atue na abertura do meio-campo. De fora da partida sobre os goianos, Jadson retorna, mas vê de perto a sombra de Matheus Vargas, titular no último jogo.
— Tivemos uma rotatividade ali até pela capacidade dos atletas. O Jadson ficou fora do último jogo e o Vargas entrou bem. Em alguns jogos, como em Ribeirão Preto, minha opção foi o Jadson esperar. Depois, ele voltou à titularidade no jogo seguinte. Sem o Jean, temos o Kadi mais ou menos com a mesma característica. Ele protege um pouco mais e também consegue participar da construção do nosso jogo — admitiu Carpini.
O grupo ainda fará um treinamento na manhã deste sábado (12) antes da viagem até Campinas. Mas a boa notícia é que David Da Hora deve ser relacionado para o duelo. Recuperado de um desconforto muscular na coxa, o atacante, no entanto, ainda não tem presença confirmada entre os titulares.
—Na quinta (10), o David fez uma parte pequena do treino, mas não sentiu nada. Às vezes a lesão muscular desmascara muito. Ele bateu e voltou, sei que não foi a mesma lesão no músculo, mas estamos bem respaldados pelo Departamento Médico. Sabemos que talvez ele precisasse de um período de recuperação maior, o DM acelerou e colocou ele à disposição do clube. Foi fantástico. Agora vamos ver se vamos levá-lo ao menos como opção. Vai depender da resposta dele nos últimos treinos. Mas é mais uma opção — revelou o técnico.
Boas e más lembranças
Enfrentar o Guarani, em Campinas pode confundir os sentimentos do torcedor alviverde. Afinal, no Brinco de Ouro da Princesa, o clube já foi do inferno ao céu. Em 2009, o Juventude perdeu para o Bugre em Campinas, por 2 a 1, e acabou sendo rebaixado para a Série C do Campeonato Brasileiro.
Na memória mais recente, o alívio. No dia 29 de janeiro de 2021, com gol de Renato Cajá, o Verdão derrotou o Guarani e retornou à elite do futebol nacional depois de 14 anos.
Atualmente, o adversário tem velhos conhecidos da Papada. A começar na casamata. Umberto Louzer foi um dos comandantes do Ju na temporada passada. No gol, o contestado Pegorari vive um novo momento e até antecipou a renovação de contrato com o clube. O técnico Thiago Carpini, inclusive é padrinho de casamento de Pegorari. Além deles, também tem o meia Bruninho. Depassagem apagada pelo Alfredo Jaconi, o jogador marcou sete gols pelo Bugre na temporada. O atleta, inclusive é dúvida para a partida. Com desconforto muscular, Bruninho e o lateral-esquerdo Maik serão reavaliados no sábado. Caíque e Isaque podem ser os prováveis substitutos.
O Bugre ainda não vai contar com Derek (lesão na coxa) e João Victor (suspenso) para o jogo de domingo. Já o atacante Lucas Silva recebeu uma pancada durante um treinamento na semana, mas deve ficar à disposição.
Quem está de volta depois de um susto é Diogo Mateus. O lateral-direito foi substituído no empate em 1 a 1 contra o Ituano e foi levado ao hospital após sofrer uma pancada na cabeça.
— Foram mais de cinco anos lá como atleta e técnico ou auxiliar da casa. Fiz algumas funções lá e tenho um carinho muito grande e respeito pela instituição. É um adversário que vem fazendo uma boa competição. O próprio Umberto foi nosso adversário no jogo contra o CRB, em Alagoas, foi o último dele no clube. Trabalhou aqui, conhece o Juventude. Sabe que vai ser um jogo difícil de duas equipes que gostam de jogar e ter a bola, organizadas. São dois times que vão brigar pelo acesso até o final — finalizou Carpini.