Não foi apenas o golaço de Nenê sobre o Mirassol que colocou o Juventude no G-4 da Série B. Uma das armas da equipe de Thiago Carpini na competição é a solidez do sistema defensivo. Dono da sexta melhor defesa do campeonato, com 20 gols sofridos em 25 jogos, os bons números alviverdes não param por aí.
Em 19 jogos com o treinador, a bola não balançou as redes de Thiago Couto em 11 partidas. E o goleiro sofreu apenas dois gols nos últimos oito confrontos (no 2 a 0 para o Vila Nova-GO, no Alfredo Jaconi).
— Trabalhamos muito para ter esta sustentação na defesa. Ficar sem sofrer gols é meio caminho andado. Quando não sofremos gol, sabemos que a qualquer momento podemos marcar lá na frente e resolver a partida. Isso aconteceu em muitos jogos e esperamos ter continuidade — avaliou o camisa 1 após o jogo em Mirassol.
Para vencer o Mirassol fora de casa e atingir a quarta colocação na tabela, a novidade no time de Carpini foi a entrada de um terceiro zagueiro. Com a volta de Zé Marcos, Luiz Gustavo foi mantido na equipe. Apesar de escapar do empate no final do jogo, com um pênalti desperdiçado pelo meia Gabriel, o fortalecimento do sistema defensivo deu o suporte necessário para a equipe conquistar a sétima vitória fora de casa na competição.
— Foi uma vitória muito importante. Um confronto direto que nos deu uma vaga no G-4, mesmo que tenhamos que esperar o final da rodada, mas ficamos muito felizes pelo resultado. Eu acredito que temos uma forma muito definida de jogar, de ter a bola e agredir a marcação quando estamos sem a bola. Isso vem trazendo bons resultados. Temos que manter isso até o final do campeonato. Estar brigando lá em cima na tabela pra ficarmos no G-4 — destacou o goleiro alviverde.
Thiago Couto voltou a campo depois de se recuperar de uma pancada no rosto na partida anterior que o tirou do gramado mais cedo. Contra o Mirassol, o camisa 1 recebeu o terceiro cartão amarelo por retardar uma cobrança de tiro de meta e desfalca a equipe diante da Chapecoense, na quinta-feira, dia 31, no Alfredo Jaconi.
— Graças a Deus deu tudo certo. No jogo contra o Sampaio Corrêa tive um choque e acabei perdendo dois dentes. O atendimento após o jogo foi muito rápido, o doutor colocou os dentes no lugar e eu pude jogar essa partida. Viemos pra São Paulo e um doutor que conheço fez uma proteção e com ela eu pude entrar em campo — comentou Thiago.
O grupo alviverde retorna na noite desta quarta-feira (23) de Mirassol e a reapresentação está marcada para a manhã de quinta-feira (24), no CT alviverde. O zagueiro Zé Marcos será reavaliado após levar uma pancada na perna.