A vitória do Juventude sobre o Ceará na tarde de domingo (23) no Alfredo Jaconi fez com que a equipe de Thiago Carpini chegasse aos 30 pontos na Série B. Era a pontuação desejada pelo treinador que assumiu a equipe em 21 de maio na vitória de 2 a 0 sobre a Chapecoense quando o Ju tinha apenas três pontos na competição.
— Tendo em vista que, além de ser um jogo importante contra um adversário que irá brigar pela parte de cima, foi uma virada de turno. Fechamos um primeiro ciclo, 19 rodadas, de um início um pouco conturbado sobre a pontuação. Enaltecer como iniciamos a Série B e como estamos terminando esse primeiro turno com uma pontuação de parte de cima de tabela. Talvez a pontuação ainda não nos coloque em uma situação ainda melhor por conta deste início — destacou o técnico alviverde.
Carpini pediu a palavra no início da entrevista coletiva pós-jogo diante dos cearenses para agradecer a colaboração de todos no clube pela campanha de recuperação dentro da Série B.
— Queria enaltecer as pessoas que precisam ser enaltecidas no grupo, a diretoria, comissão técnica, staff, nosso torcedor, a paciência de vocês da imprensa e principalmente os atletas. Neste ponto a menor parte é minha. Assumo mais a responsabilidade na derrota porque eles fazem o que peço. Queria creditar o bom momento que o clube vive nesta reta final de turno e segunda metade da competição — apontou Carpini que lembrou que David da Hora só conseguiu jogar porque o Departamento Médico adiantou a recuperação do atleta de uma lesão muscular:
— Também enaltecer o nosso departamento médico, o David tinha previsão só no returno e o departamento assumiu o risco conosco de acelerar o processo. Claro que teve o comprometimento do atleta de querer estar a disposição para a partida de hoje. Isso mostra o nosso nível de competitividade do elenco. Ninguém quer ficar de fora.
O treinador ainda enalteceu o aproveitamento à frente do elenco alviverde e projetou o returno que inicia no sábado (29), às 15h30min, diante do Botafogo em Ribeirão Preto.
— Da minha chegada para cá são 69% de aproveitamento e tenho certeza que se conseguimos manter muito próximo vamos brigar pelo acesso. Nos últimos anos tem se falado em 52 a 55% no G-4. Esse ano o nível está mais alto, mas tende a diminuir no returno — garantiu Carpini.
Com 30 pontos, o Juventude terminou o primeiro turno da Segunda Divisão em oitavo lugar. A equipe alviverde está momentaneamente a quatro pontos do Criciúma, o quarto colocado, com 34.