Foi preciso fazer dois para valer um. Mas, nos acréscimos da segunda etapa, o centroavante Rodrigo Rodrigues mostrou personalidade e marcou de pênalti o gol que garantiu a vitória do Juventude sobre o Ceará por 1 a 0, neste domingo (23) à tarde, no Estádio Alfredo Jaconi. O resultado fez a equipe alcançar a meta de 30 pontos ao final do primeiro turno.
Na abertura do returno, no próximo sábado (29), o time alviverde encara o Botafogo-SP, no interior paulista. O meia Nenê, que recebeu o terceiro cartão amarelo, será desfalque.
Em um começo de jogo estudado e sem oportunidades de gol, o Ceará mostrou que não iria apenas se defender e colocou as linhas de marcação mais adiantadas. A primeira finalização foi dos visitantes. Aos 10 minutos, Guilherme Castilho recebeu na entrada da área e bateu rasteiro para a defesa tranquila de Thiago Couto.
O Ju chegou pela primeira vez aos 13 minutos. Após cobrança de falta de Nenê, Danilo Boza cabeceou sobre o gol. Logo na sequência, um susto. Thiago Couto saiu errado jogando com os pés e Jean Carlos recebeu livre na área. Jean Irmer e Zé Marcos se atiraram na bola e evitaram a finalização em direção ao gol.
Aos 19, a pressão alta do Ceará foi ainda mais eficiente. Castilho roubou de Jean Irmer e a bola sobrou para Jean Carlos, que só escorou para Bissoli finalizar sobre Thiago Couto e marcar o gol. Porém, o lance foi invalidado por impedimento do camisa 10 dos cearenses.
O gol anulado fez o Ju mudar sua postura. A equipe passou a ser mais agressiva na marcação ofensiva e igualar as ações após um início de instabilidade. Aos 33 minutos, em cobrança de falta frontal, Nenê bateu com a qualidade de sempre e a bola passou rente à trave.
A reta final da primeira etapa teve as duas equipes com pouca criatividade e com dificuldades na construção ofensiva. Aso 48, em jogada iniciada pelo lado esquerdo e finalizada na direita, Reginaldo recebeu com liberdade, driblou Castilho e cruzou fechado demais. A bola passou pela pequena área e ninguém concluiu. No lance seguinte, Nenê recebeu na esquerda e cruzou para Rodrigo Rodrigues. Antes dele, o zagueiro David Ricardo cortou e quase fez contra.
SEGUNDO TEMPO
Na segunda etapa, o Juventude voltou com David e Matheus Vargas nas vagas de Victor Andrade e Jadson. Os primeiros minutos foram de um duelo truncado, sem que as duas equipes finalizassem no gol adversário. A primeira chegada foi aos sete, com David, em velocidade pelo lado esquerdo. O camisa 11 cruzou de primeira e Nenê bateu cruzado para boa defesa de Bruno Ferreira.
Na resposta do Ceará, aos oito, Castilho recebe pelo lado esquerdo da área e bateu cruzado no canto. Thiago Couto desviou para escanteio. O jogo ficou mais aberto e o Juventude chegou de novo. Em tabela de Nenê e David, o camisa 77 bateu nas pernas de Bruno Ferreira. O lance, porém, foi invalidado por impedimento.
Aos 21, em jogada iniciada por Danilo Boza, a bola passou por Reginaldo, que puxou para o meio e encontrou Rodrigo Rodrigues entre os zagueiros. O camisa 9 dominou e tocou na saída de Bruno Ferreira para fazer o gol. Porém, mais uma vez o VAR apareceu e anulou o lance por impedimento de Rodrigo.
Mesmo com o gol anulado, a pressão do Juventude não arrefeceu. Aos 30 minutos, David avançou em velocidade e tocou para Alan Ruschel na ponta esquerda. O cruzamento perfeito encontrou a cabeça de Rodrigo Rodrigues que testou firme e obrigou Bruno a fazer uma grande defesa. No rebote, Nenê e David não conseguiram concluir para as redes.
Aos 35, em um erro de saída de Jean Irmer, Janderson recebeu pela direita no contra-ataque e cruzou rasteiro. Para evitar que a bola chegasse em Castilho, Boza deu o carrinho na bola, que acertou a trave. No rebote, Nicolas chutou de primeira e Thiago Couto salvou.
Em um duelo franco e mais aberto, Thiago Carpini colocou em campo o atacante Ruan na vaga de Jean Irmer. Aos 45, em outra falta cobrada por Nenê, a bola saiu raspando o travessão. Na pressão final, David apareceu de novo pela esquerda e o cruzamento foi cortado parcialmente antes de sobrar para Nenê, que foi derrubado por Erick Pulga. Pênalti para o Juventude. Na cobrança, o camisa 77 entregou a bola para Rodrigo Rodrigues, que bateu firme, tirou de Bruno Ferreira e fez 1 a 0.
O gol dos 30 pontos. O gol da nona vitória alviverde na Série B.
FICHA TÉCNICA
Juventude 1x0 Ceará
Série B - 19ª rodada
Estádio Alfredo Jaconi
Juventude
Thiago Couto; Reginaldo, Danilo Boza, Zé Marcos e Alan Ruschel; Jean Irmer (Ruan, 38/2º), Jadson (Matheus Vargas, int.), Vini Paulista (Mandaca, 31/2º) e Nenê; Victor Andrade (David, int.) e Rodrigo Rodrigues. Técnico: Thiago Carpini
Ceará
Bruno Ferreira; Warley, Luiz Otávio, David Ricardo (Tiago Pagnussat, 5/2º) e Paulo Victor (Erick Pulga, 42/2º); Caíque Gonçalves, Richardson e Guilherme Castilho (William Formiga, 42/2º); Jean Carlos, Hygor (Janderson, 18/2º) e Bissoli (Nicolas, 18/2º). Técnico: Guto Ferreira
Gol: Rodrigo Rodrigues (J), de pênalti, aos 50min, no segundo tempo.
Público: 4.103 torcedores
Amarelos: Nenê (J); David Ricardo, Tiago Pagnussat (C).
Árbitro: Denis da Silva Ribeiro Serafim (AL), auxiliado por Ruan Luiz de Barros Silva e Vanessa Santos Azevedo (SE). No VAR: Marcio Henrique de Gois (SP).