A Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) chega em sua segunda fase. A partir desta quinta-feira (20), as 24 equipes que estão na disputa da competição vão definir quem serão as oito melhores que avançarão à etapa final do campeonato.
O Caxias do Sul Basquete/Recreio da Juventude tem uma campanha impecável até aqui. Foram cinco vitórias nos cinco jogos disputados no Ginásio do Sesi. Agora, a equipe enfrentará outros seis rivais do Grupo A, no Ginásio Antônio Prado Jr, em São Paulo. A liderança da chave é justamente dos donos da casa, o Paulistano, que também venceu os seus cinco jogos até aqui e fica à frente pelo critério de saldo de cestas.
— A gente montou um time e, com poucos dias de treinamento, tivemos um resultado impressionante. Com um mês de preparação para a próxima fase, tivemos muita coisa pra trabalhar. Temos que ajustar o aproveitamento, pois tivemos pouco tempo pra encaixar isso. A união do time está muito boa. E praticar mais o sistema que o Bruno Lopes está colocando no jogo pra gente — avaliou o ala/pivô Vini Chagas, destaque da equipe na primeira fase.
O primeiro compromisso do Caxias será diante do Vasco, às 11h15min. Na sequência, enfrenta o Rio Claro, na sexta-feira (21), às 9h, e o Franca, sábado (22), novamente às 11h15min. Contra rivais mais tradicionais e que estão nos principais centros da modalidade, a expectativa é por mostrar a sequência de um processo de evolução.
— São times fortes, mas pelo desempenho que a gente teve em Caxias, estamos bem preparados para jogar contra todos. Temos tudo para classificar para os playoffs na última fase. A gente tem chance de ser campeão — projetou Vini Chagas.
DESTAQUE
Chagas foi contratado para essa edição da LDB, e já disputou a competição em outras duas oportunidades. Também jogou dois campeonatos catarinenses, no adulto, além da Copa São Paulo. Pelo Caxias Basquete, deve ter a primeira oportunidade no NBB. O bom rendimento no maior campeonato de base é uma vitrine importante para a carreira do jogador.
— Tive um desempenho muito bom em rebotes e pontos. Acabei fazendo quatro duplo-duplos em cinco jogos. O duplo-duplo acontece quando se atingem dois dígitos em duas estatísticas. E só não veio o quinto porque faltou um rebote no último jogo — disse o jogador, que teve médias de 13,4 pontos e 10,2 rebotes por partida.
Os jogos
20/7 - 11h15min
Caxias Basquete x Vasco
21/7 - 9h
Caxias Basquete x Rio Claro
22/7 - 11h15min
Caxias Basquete x Franca
24/7 - 13h30min
Caxias Basquete x Corinthians
25/7 - 13h30min
Caxias Basquete x São Paulo
26/7 - 18h
Caxias Basquete x Paulistano