O Caxias do Sul Basquete vai disputar a edição 2023/2024 do Novo Basquete Brasil (NBB). A equipe apresentará na próxima semana as garantias financeiras à liga e deve começar a anunciar algumas das contratações para a próxima temporada.
O clube ainda busca apoiadores para fechar o orçamento da temporada e viabilizar ao técnico Rodrigo Barbosa um grupo mais forte para a competição, que tem início previsto para outubro. O Recreio da Juventude, que já é parceiro na disputa da Liga de Desenvolvimento, deve ter um papel diferente no projeto.
Em um primeiro momento, 20 times estavam pré-inscritos para o torneio nacional. Os 17 que disputaram o último NBB, além de Vasco, Botafogo e Mogi. Porém, nesta semana o Rio Claro-SP solicitou uma licença por falta de recursos. Ainda não existe a confirmação se outras equipes também podem desistir da disputa. O União Corinthians, de Santa Cruz do Sul, é um dos times que vinha apresentando dificuldades financeiras.
No dia 25 de julho, após reunião do Conselho de Administração da Liga Nacional de Basquete, serão conhecidos oficialmente os nomes das equipes que disputarão o NBB 16.
O fato é que boa parte das equipes, principalmente as de maior investimento, já têm os seus grupos praticamente definidos. No caso do Caxias, o elenco deve ser bem reformulado. A tendência é de que quatro ou cinco atletas do grupo que estão na disputa da LDB façam parte do time principal.
Quanto aos reforços, o pivô Wesley Sena e o ala/pivô Rafa Oliveira — ambos estavam no Rio Claro — devem retornar a Caxias do Sul. Os demais serão novidades em relação aos anos anteriores.