A resposta após a primeira derrota na competição foi imediata. Pouco mais de 24 horas após o revés diante do Rio Claro, o Caxias do Sul Basquete/Recreio da Juventude se recuperou em grande estilo e derrotou o forte time do Franca, por 69 a 61.
Foi a sétima vitória do time do técnico Bruno Lopes em oito partidas na competição. Com isso, a equipe segue na vice-liderança do Grupo A, só atrás do Paulistano. Entre segunda e quarta-feira, o Caxias terá os últimos três compromissos nesta etapa classificatória, diante de Corinthians, São Paulo e Paulistano, respectivamente.
Neste sábado, prevaleceu a experiência e a qualidade do time caxiense, novamente comandado por Vini Chagas. O ala/pivô chegou ao seu sétimo duplo-duplo no campeonato, com 23 pontos e 10 rebotes, além de uma participação decisiva nos últimos momentos da partida. Léo Cravero e Elias, ambos com 16 pontos, foram os outros destaques ofensivas da equipe, que também se fortaleceu pela marcação nos primeiros jogadores da equipe rival.
Após um primeiro quarto equilibrado, com vitória do Franca por 16 a 13, o Caxias dominou a segunda parcial e fez 27 a 15, chegando no intervalo com nove de vantagem: 40 a 31. Mesmo com as tentativas de reação francana, o time caxiense soube controlar as ações e se manteve à frente durante todo o segundo tempo.
Agora, para carimbar a vaga inédita na fase final, como um dos quatro melhores do Grupo A, o Caxias depende de uma vitória diante do Corinthians, na segunda-feira (24), às 13h30min, além de alguns resultados paralelos.