Na semana que marca a largada dos playoffs da liga norte-americana de basquete, a Serra ganha como presente a abertura do primeiro parque da National Basketball Association (NBA) na América Latina. O local, com mais de quatro mil metros quadrados em sua área total, foi inaugurado oficialmente nesta terça-feira (18) em evento exclusivo à imprensa e convidados. A abertura para o público será nesta quarta (19).
O NBA Park mistura esporte, entretenimento e diversão. O local chama a atenção pela grandiosidade, pelas cores, os telões e a energia envolvida na modalidade. Com uma série de atrações, para todas as idades, contempla não apenas os fãs do basquete, mas quem quer conhecer um pouco mais sobre a liga, que é uma das principais do planeta.
— Representa muito esse momento. Foram dois anos desde a concepção da ideia. Desde o começo sabíamos que Gramado seria a cidade ideal para esse projeto por ser o segundo maior destino turístico no Brasil, por respirar gastronomia, experiência, parques temáticos. Estar com o parque pronto é a realização de um sonho, de poder trazer isso aos fãs brasileiros — aponta Sérgio Perrella Filho, vice-presidente de Licenciamento e Varejo da NBA para a América Latina.
E não faltam motivos para quem gosta de basquete se encantar com o parque. As 30 franquias da Liga estão representadas por todos os cantos: nos logos, uniformes e em um museu que traz peças históricas e autografadas de atletas com Stephen Curry, LeBron James, Shaquille O'Neal e Magic Johnson. No mesmo local, a história do esporte é contada de forma interativa, com vídeos e fotos que retratam os 76 anos da NBA. Isso sem falar na loja da NBA, a 23ª no país.
— A NBA se conecta muito com o jovem, que extrapola a quadra, com o componente da música, da moda. Então temos uma relação muito forte, uma geração muito fã de Stephen Curry, de LeBron James. O parque é para a família, foi pensado e elaborado para todas as faixas etárias — complementa Perrela.
O "coração" do NBA Park é a quadra. Colocar a bola na mão dos visitantes é um dos fundamentos principais para criar essa sinergia entre o fã e a NBA. Além disso, com o auxílio de monitores, é possível passar por uma série de atividades, que incluem desde os arremessos mais simples e enterradas, até o teste de velocidade, envergadura e impulsão feitos nas escolhas dos atletas para a liga. Há também o espaço do Replay Center, onde o visitante pode ser o árbitro de uma partida por um dia e trabalhar como fosse o VAR. Para os pequenos, tem espaço kids e a possibilidade de interação com quatro mascotes da Liga. E é claro que também não pode faltar a versão virtual dos jogos da NBA, com consoles e o tradicional pimball.
— O parque foi pensado com muito estudo. A NBA tinha as lojas no Brasil, e percebemos que o principal ponto era a proximidade do fã. Por ser uma liga americana, existe uma série de barreiras, de língua, da logística, de custo, para aproximar o fã dos jogos. Nossa ideia era trazer uma relação tátil, um universo muito mais próximo, uma imersão real na NBA para aqueles que não podem estar nos Estados Unidos — comenta Jonas Ortiz, CEO do NBA Park, que ainda explicou os motivos para a escolha de Gramado para ser a sede do projeto inédito:
— Por ter essa vertente turística, conseguimos atender o Brasil inteiro estando aqui. O turista vem para cá de forma recorrente, com o objetivo de se divertir, ao contrário das grandes cidades, das capitais, por exemplo.
NBA Park em números
- * 3 mil itens exclusivos, oficiais e licenciados, à venda pela NBA do Brasil
* 2,5 mil é a capacidade de visitantes por sessão no NBA Park
* 400 bolas fazem parte da decoração e das atividades do local
* Mais de 150 telas fazem parte da decoração das atividades interativas
* Mais de 25 itens autógrafos fazem parte do museu do parque
* 23 é o número de lojas físicas da NBA do País