Um novo campeonato se inicia para o Caxias do Sul Basquete. E daqueles curtos, que não permitem erros. Depois de 32 partidas na primeira fase, chegou a hora de mostrar algo a mais para surpreender.
Nesta terça (18), no Ginásio do Sesi, o time do técnico Rodrigo Barbosa recebe o Pinheiros, às 20h45min, na abertura dos playoffs do NBB 15. Na sexta participação do time gaúcho na elite nacional, essa é a quinta vez na qual consegue avançar à segunda fase.
É o duelo entre o sexto e o décimo primeiro colocado. Porém, em um confronto eliminatório melhor de três jogos, as oito vitórias que distanciaram Pinheiros e Caxias na primeira fase só valem por um aspecto: o mando de quadra. Os paulistas farão o segundo e o terceiro confronto, caso ele seja necessário, no Ginásio Henrique Villaboim.
– Era um objetivo do início da temporada, chegar mais uma vez até os playoffs. Claro que a gente não fica satisfeito só com isso. Agora é um novo campeonato e estamos estudando bastante o Pinheiros para conseguir ir ainda mais longe na competição – avaliou o técnico caxiense.
A corrida para os playoffs foi emocionante e gerou expectativa rodada após rodada. Para o Caxias Basquete, a caminhada teve 12 vitórias e 20 derrotas, altos e baixos, e muitos jogos nos quais a equipe perdeu a oportunidade de conquistar um resultado melhor por conta da oscilação na hora de decidir os jogos. Agora, o momento é da experiência fazer a diferença.
– A gente teve momentos de superação, tivemos desfalques durante a temporada. O mais importante é a consciência de que o campeonato é muito longo e que agora começa uma nova competição. Todos estão muito focados e prontos para a gente ir o mais longe que puder – projetou o armador Deryk.
O Pinheiros tem um elenco jovem e muito talentoso. O cérebro da equipe é o armador Ruivo, um dos líderes em assistências de todo o NBB. Junto a ele estão Munford, principal cestinha da equipe, Buffat e o grandalhão Dikembe. Para completar, o experiente Jefferson, que já foi campeão pelo Bauru.
Diante dos paulistas, um dos desafios do Caxias será manter uma defesa forte e parar o ataque rival, o sexto melhor da primeira fase.
Força das arquibancadas
Nos dois enfrentamentos na fase inicial, o Pinheiros levou a melhor, em confronto equilibrados. Nesta terça-feira, um dos pontos que faz os donos da casa acreditarem em uma melhor sorte está nas arquibancadas. Com uma das melhores médias de público da temporada, o Caxias Basquete aposta no apoio da sua torcida para abrir vantagem na série. Um resultado positivo é fundamental para sonhar com algo a mais.
– O playoff é pensado um jogo por vez. Primeiro é o jogo em casa e depois buscar uma vitória em São Paulo para seguir adiante na competição. Estar nesta etapa mais uma vez consolida cada vez mais o trabalho que estamos fazendo. Apesar de parecer simples estar nos playoffs, sabemos o quanto é duro, o quanto se trabalha para o crescimento do projeto. É o que faz o produto basquete ter mais exposição, faz com que mais gente venha acompanhar aos jogos no ginásio – comemora Barbosa.
A partir das quartas de final dos playoffs, os classificados serão conhecidos em séries melhor de cinco jogos. Quem avançar de Caxias Basquete e Pinheiros vai enfrentar o São Paulo na próxima etapa. Mesmo que tenha uma campanha inferior ao rival, repetir o feito de 2017/2018, quando chegou entre os oito melhores do país, é o desafio deste momento.
– Desde o momento da montagem do time, tínhamos a ideia de que poderíamos nos classificar para os playoffs. E conseguir isso é muito gratificante. Para o projeto, é muito importante estar nos playoffs, entre os melhores do Brasil. Mas não para por aí, vamos em busca de mais – destacou Deryk.
SERVIÇO
18/04 (Terça-Feira) - 20h45min
Caxias x Pinheiros
Ginásio do Sesi (ESPN 2)
22/04 (Sábado) - 15h
Pinheiros x Caxias
Ginásio Henrique Villaboim
(TV Cultura)
24/04 (Segunda-Feira)*
19h
Pinheiros x Caxias
Ginásio Henrique Villaboim
( YouTube)
* Se necessário