O grupo de jogadores do Juventude entra em campo neste sábado (1º) diante do Brasil, em jogo-treino visando a preparação para a Série B. A atividade acontece às 15h30min, no CT alviverde. O técnico Pintado ainda convive com um problema que tomou conta do elenco no primeiro trimestre de 2023. As lesões musculares neste período fizeram com que alguns atletas sequer estreassem pelo Verdão.
São os casos dos zagueiros Gerardo Gordillo e Zé Marcos. O guatemalteco teve duas lesões musculares durante a pré-temporada e só ficou à disposição no banco, na última rodada do Gauchão, diante do próprio Brasil-Pel. Gordillo está de volta de dois compromissos com a Guatemala na CONCACAF e será testado. Já o zagueiro vindo do Criciúma teve uma lesão ainda no jogo-treino diante do Avenida, no dia 7 de janeiro, e não vestiu a camisa alviverde em jogos oficiais.
De acordo com o comandante alviverde, a responsabilidade pelas lesões tem que ser dividida entre todos no clube. Pintado ainda defendeu o trabalho do preparador Marcos Galgaro, hoje auxiliar de Luis Fernando Goulart, contratado para ser o profissional da casa na área.
— Não podemos jogar esse peso na preparação física, não foi por aí. É algo interno que estamos conversando e revendo algumas coisas, porque são erros que a gente não pode cometer, o próprio Zé Marcos não estreou por uma reincidência de lesão, então temos que ter um cuidado maior. Jogador não é máquina e precisamos resolver com todos no clube, pois temos modos de identificar quando um atleta tem possibilidade de se lesionar, temos que estar prevenidos — destacou o treinador.
Zé Marcos e Mandaca estão fazendo trabalhos de transição física, depois de se recuperarem de lesões musculares na coxa. Os dois ainda devem ficar de fora do teste com o Xavante.
Já o zagueiro Walce é dúvida. O atleta fez trabalhos de reforço muscular e ficou de fora do jogo-treino diante do Glória. A tendência é de que o defensor fique de fora uma vez mais e Felipe Carvalho inicie na equipe.
Ainda seguem afastados o lateral-esquerdo Guilherme Guedes, com lesão muscular na coxa, o volante Wesley Hudson, que teve confirmada uma lesão no joelho, e o meia Vitinho, com dores musculares. A previsão é de que os atletas voltem às atividade na metade de abril.
No gol, o comandante alviverde está fazendo um rodízio com os atletas. Depois de observar Turatto, 16 anos, (que retornará à base) e Lucas Wingert, o treinador deverá dar uma chance para Thiago Couto.
Dos reforços contratados, apenas o goleiro Léo Vieira tem chance de ser observado. O zagueiro Douglas e os atacantes Luiz Fernando e Elton devem buscar um melhor condicionamento físico nos próximos dias para terem condições de jogo.
Não será permitida a entrada de torcedores, pois o centro de treinamentos alviverde não tem estrutura para receber público.
Depois de encarar o Brasil, o Juventude já tem outro teste marcado. No dia 6, o time de Pintado enfrenta o Cruzeiro, em jogo-treino, na Toca da Raposa, em Belo Horizonte.