O Caxias deu um grande passo para avançar às semifinais do Gauchão 2023. Na tarde deste sábado (4), no Estádio Centenário, o time grená manteve o ótimo desempenho como mandante e derrotou o Ypiranga por 3 a 0, com gols de Eron, de pênalti, Jean Dias e Bustamante, novamente de pênalti.
Com o resultado, os dois times estão com 17 pontos, mas o Canarinho leva vantagem e fica em terceiro lugar por ter uma vitória a mais. Na última rodada, a equipe grená enfrenta o Avenida, em Santa Cruz do Sul, no sábado (11), às 16h30min. O Ypiranga vai enfrentar o Inter, em Erechim.
O duelo entre as duas melhores equipes do Interior teve de tudo. Muita disputa, gols pedidos, pênalti mal marcado, expulsões e jogo parado por conta de acusação de injúria racial nas arquibancadas. No final das contas, a vitória grená deixou a equipe muito perto de garantir a vaga na próxima fase.
Sem gols
O começo de jogo no Estádio Centenário foi sem chances claras de gol e com o Ypiranga com mais posse de bola. Aos 10 minutos, em uma saída de bola errada da defesa grená, Bruno Baio teve a chance de finalizar, mas o chute saiu em cima de Fernando.
A primeira oportunidade dos donos da casa veio aos 13 minutos. Marciel recebeu pela meia direita e arriscou um chute forte, que saiu sobre o gol. Três minutos depois, Peninha serviu Jean Dias, que encontrou Eron dentro da área. O camisa 9 bateu de pé esquerdo e Caíque fez boa defesa mandando para escanteio.
Aos 23, Eron recebeu pela direita em velocidade e acertou o passe, encontrando Peninha sozinho dentro da área. O camisa 10 demorou para finalizar e foi desarmado por Windson. O Grená caiu na área e pediu pênalti, mas recebeu o cartão amarelo. Aos 29, Peninha teve nova chance de fora da área, e desta vez obrigou o goleiro do Ypiranga a fazer uma ótima intervenção, espalmando sobre o gol.
Aos 31, mais um momento lamentável no Gauchão. O jogo ficou paralisado por sete minutos após o massagista do Ypiranga alegar ter recebido ofensas racistas de um torcedor do Caxias, que acabou sendo retirado pela Brigada Militar depois de ser identificado.
Com a volta da bola rolando, o Caxias tinha dificuldades na criação, e chegou em mais um contra-ataque, aos 41. Porém, Ronald resolveu arriscar o chute de fora da área e mandou muito longe do gol do Ypiranga. Nos acréscimos, Marcelo tentou arriscou da meia direita, cruzado, e sem perigo para Caíque. Final da primeira etapa sem gols.
Pênaltis, expulsões e gols
Na segunda etapa, sem modificações, o Caxias voltou com muitas dificuldades na saída de jogo. Aos três, após erro de Bruno Ferreira com os pés, Bruno Baio finalizou da marca do pênalti e o goleiro se recuperou. Dois minutos depois, Islan subiu mais que a defesa grená e cabeceou no canto para outra defesa difícil do camisa 1 do Caxias.
O Ypiranga era melhor, mas foi o Caxias quem teve a grande oportunidade de fazer o gol. Aos nove, em posição duvidosa, Peninha recebeu entre os zagueiros e entrou livre na área. O jogador driblou Caíque e caiu no gramado. Pênalti marcado e o goleiro do Ypiranga expulso. Na cobrança, Eron bateu firme, no canto, e fez o 1 a 0.
A lição do Ca-Ju ainda estava viva e o time grená não se acomodou com o resultado. Dois minutos após o primeiro gol, Marcelo virou a jogada da direita para a esquerda, Dudu Mandai escorou e Jean Dias invadiu a área antes de finalizar cruzado, no canto de Alan: 2 a 0 e vantagem ampliada.
Aos 27, no contra-ataque, o Caxias quase ampliou. Peninha lançou Jean Dias, que entrou cara a cara com o goleiro. O chute parou no goleiro do Canarinho. Na resposta, Erick Farias recebeu na entrada da área, driblou Moacir e chutou fraco, no canto, para defesa tranquila de Bruno.
O Caxias voltou a levar perigo aos 39, após cruzamento da direita que encontrou Marcão dentro da área. O cabeceio do centroavante parou no goleiro Alan. Aos 41, Bustamante fez jogada individual pelo lado direito e foi derrubado por MV. Na cobrança, o próprio Bustamante tirou do goleiro com categoria e fez o terceiro.
A arbitragem ainda deu 10 minutos de acréscimos. No período, Wesley ainda quase marcou o quarto ao enfileirar a marcação e soltar uma bomba para grande defesa de Alan. Nem precisou. A goleada estava confirmada.
FICHA TÉCNICA
Caxias 3x0 Ypiranga
10ª rodada
Estádio Centenário
Caxias
Bruno Ferreira; Marcelo, Dirceu, Fernando e Dudu Mandai; Vini Guedes (Adriel, 32/2º), Marciel (Moacir, 23/2º); Jean Dias, Peninha (Wesley, 32/2º) e Ronald (Bustamante, 15/2º); Eron (Marcão, 23/2º). Técnico: Thiago Carvalho
Ypiranga
Caíque; Gedeílson (Islan, 24/1º), Robson, Windson e PK; Clayton (MV, int.), Lorran e Mossoró; Matheuzinho (Jonathan Ribeiro, 37/2º), Erick Farias (William Barbio, 37/2º) e Bruno Baio (Alan, 11/2º). Técnico: Luizinho Vieira
Gols: Eron (C), de pênalti, aos 14min, Jean Dias (C), aos 16min, Bustamante (C), aos 42min, no segundo tempo
Expulsões: Caíque, Luizinho Vieira (Y).
Amarelos: Thiago Carvalho, Peninha, Jean Dias, Wesley (C); PK (Y).
Árbitro: Roger Goulart, auxiliado por Jorge Eduardo Bernardi e Claiton Timm.