Nas últimas quatro edições do Campeonato Gaúcho, incluindo a atual, o Caxias chega na sua segunda final. Foi assim em 2020, quando perdeu o título para o Grêmio e agora irá reencontrar o rival da capital em duas partidas decisivas para tentar levantar o troféu do Estadual. Nesta temporada, o time grená está com uma invencibilidade de 12 partidas na competição e aposta na maturidade da equipe para sonhar com o bicampeonato.
Em 2020, o Gauchão era disputado em dois turnos. O Caxias conquistou o primeiro ao derrotar justamente o Grêmio, por 1 a 0, em Caxias do Sul. Os dois times voltaram a se encontrar na decisão do Estadual. No Estádio Centenário, vitória tricolor por 2 a 0. Em Porto Alegre, quando saiu perdendo por 1 a 0, a equipe então treinada por Rafael Lacerda buscou a virada por 2 a 1, mas terminou com o vice-campeonato.
Um personagem do Caxias que estava naquela campanha e permanece é Paulo Cesar Santos. Na época, ele era presidente do clube. Em meio à pandemia, conduziu a equipe com grandes dificuldades, por conta das receitas limitadas. Agora, está em outra função, como vice de futebol e novamente levou o Grená até uma decisão, diante do Grêmio.
— Agradeço à torcida e a união de todos. Tenho que agradecer a minha esposa e a minha filha. Me emociono, porque em três anos em que fui presidente, muitas vezes cheguei em casa e elas estavam chorando. Há coisas que acontecem no futebol e nem sempre são justas. A nossa classificação para a final foi com justiça. Pelo clube que mais se dedicou, pela família que formamos no futebol. Falei que em 2023, o Caxias viria mais forte — comentou Paulo Cesar Santos.
Na comparação entre as campanhas do Caxias finalista, os números tem pontos positivos para ambas. Em 2020, o time grená disputou 15 partidas em todo o Campeonato Gaúcho, incluindo os dois turnos e as finais. Foram nove vitórias, três empates e três derrotas, 16 gols marcados e 10 sofridos. Um aproveitamento de 66,6%.
Já nesta temporada, o time grená não perde desde a primeira rodada do Estadual. Se passaram 12 jogos, e o time está invicto como visitante. Em 13 partidas na competição, a equipe do técnico Thiago Carvalho tem cinco vitórias, sete empates e somente uma derrota, 21 gols marcados e 13 sofridos.
Portanto, 56,4% de aproveitamento. O único revés na competição foi na estreia diante do Grêmio no Estádio Centenário. Agora, o time grená buscará o título contra o mesmo adversário, mas em dois confrontos.
— A experiência é algo importante na parte coletiva e individual. Todos os jogos que sofremos alguma situação serviram para eu corrigir e aconteceu bastante no Campeonato Gaúcho. Isso aconteceu durante o processo e é normal. Cada jogo tem uma dificuldade. O time reagir e estar maduro é importante para ser campeão. Cobramos bastante deles e tendo bons comportamentos coletivos. O Caxias vem muito maduro por tudo que passou — comentou o técnico Thiago Carvalho.
NÚMEROS DE 2020
15 jogos
9 vitórias
3 empates
3 derrotas
16 gols marcados
10 gols sofridos
66,6% de aproveitamento
NÚMEROS de 2023
13 jogos
5 vitórias
7 empates
1 derrota
21 gols marcados
13 gols sofridos
56,4% de aproveitamento