O Juventude não fez uma boa apresentação e perdeu o seu segundo jogo-treino da pré-temporada. O time enfrentou muitas dificuldades contra o Avenida, que fechou os espaços. Sentindo ainda a falta de ritmo e de entrosamento, o alviverde conseguiu finalizar no gol adversário somente aos 33 minutos do primeiro tempo com Samuel Granada. O gol da vitória dos visitantes saiu aos 40 minutos da etapa inicial em um chute de longe de Paulo Henrique. Um desvio traiu o goleiro Pegorari. Após o jogo-treino, no CT alviverde, o lateral Alan Ruschel avaliou o teste.
— Nunca é bom perder, mas nas derrotas sempre vêm alguns aprendizados. Foi mais um treino para a gente aprimorar algumas coisas e professor ver outras. O jogo acabou não terminando, conseguimos tirar algumas lições, aprendemos algumas coisas. Claro que tem muito a melhorar ainda. Treino é treino e jogo é jogo. Estamos com um pouco da carga dos treinos físicos e pesados da semana. Não é desculpa, mas a gente vai melhorar. Estamos trabalhando para isso e para a estreia a gente vai estar muito melhor preparado — afirmou o lateral.
O jogo-treino terminou antes do previsto. Aos 27 minutos do segundo tempo, um princípio de confusão entre as equipes se formou no gramado após uma chegada mais dura de um atleta do Avenida. Para Ruschel foi um teste com a pegada do estadual.
— Jogo com a cara de como vai ser o Gauchão, um jogo bem truncado. A gente está sentindo um pouco o ritmo dos treinos fortes que estamos fazendo. O professor está nos preparando bem, ainda temos mais amistosos para chegar na ponta dos cascos para a estreia no Gauchão. A gente aguentou bastante o ritmo físico, principalmente no primeiro tempo. Essa equipe deles já vem de mais tempo e jogos do que a gente. Suportamos bem, levamos um gol no descuido. Estávamos dominando o jogo no segundo tempo com um time totalmente diferente — declarou Alan Ruschel, que reconhece a necessidade do time melhorar até a estreia no estadual, dia 21, às 19h, contra o Inter, no Beira-Rio:
— Foi o nosso segundo jogo-treino. Muitos atletas jovens, novos chegando. Ficaram poucos atletas do ano passado. Temos muito a melhor e vai melhorar com os treinos. Acredito que tem mais alguns jogos-treinos pela frente. Vamos fazer de tudo para que no dia 21 contra ao Inter estejamos nas melhores condições possíveis para iniciar o Gauchão bem.
O próximo teste do Juventude é diante do São José, na quarta-feira, dia 11, também no CT alviverde. Depois, a pré-temporada será finalizada com um jogo-treino contra o Sindicato, que pode ser no Estádio Alfredo Jaconi, no dia 17 de janeiro.