Com um currículo vencedor, Marciel chega ao Caxias com dois campeonatos brasileiros conquistados pelo Corinthians, em 2015 e 2017. A experiência do volante também será um fator importante para o elenco atingir seus objetivos na temporada 2023. Ele tem passagens pela base da Roma, da Itália, pelo Cruzeiro, Ponte Preta, Oeste, Vitória e também vestiu a camisa do rival Juventude em 2020, na Série B. O jogador revelou, na sua coletiva de apresentação, como foi o acerto com grená.
— O Thiago Carvalho jogou um tempo no Cruzeiro. Eu também estive uma época no Cruzeiro. Conversei uma meia hora com ele pelo telefone. Ele (treinador) me mostrou o projeto, disse que o time que seria montado é muito técnico e eu tive interesse em vir — contou Marciel.
O jogador já está integrado ao elenco grená. No último sábado, Marciel participou do segundo tempo do jogo-treino diante do Sindicato dos Atletas. O grená venceu pelo placar de 4 a 1. Conforme o volante, o treinador tem tempo para ajustar a equipe para a estreia no Gauchão contra o Grêmio, no dia 21 ou 22 de janeiro.
— Temos tempo para acertar tudo, montar o time que ele quer certinho, para quando chegar o Estadual, o time estar encaixado para dar conta do recado. É uma competição difícil, tem os dois grande da Capital, mas o Caxias é um time que sempre chega e sempre disputa. A gente está montando um time para chegar junto e ser campeão — declarou Marciel, que revela como Thiago quer o meio-campo grená:
— Um time técnico no meio de campo e que faça a equipe jogar. Quem tiver melhor vai jogar — afirmou o volante.
Campeão Brasileiro, Marciel também tem no seu currículo o título estadual pela equipe paulista. Ele ainda foi campeão pernambucano pelo Náutico, em 2021, e conquistou o Campeonato Paraense nesta temporada pelo Remo, onde entrou em campo em 24 jogos no ano. Sobre o tão sonhado acesso grená à Série C, ele falou como o time deve encarar a competição:
— A Série D é um campeonato difícil, a gente sabe que são muitos times disputando esse acesso. Todo jogo temos que disputar como uma final, para não perder esse acesso esse ano.