Bares decorados em verde e amarelo, televisores a postos e instrumentos à espera dos músicos. A Copa do Mundo começou oficialmente para o brasileiro que confere, a partir das 16h desta quinta-feira (24), a estreia dos comandados de Tite contra a Sérvia.
Com música ao vivo e rodada dupla a cada gol da Seleção, estabelecimentos por toda a cidade criaram a energia necessária para o caminho que leva ao Hexa. Em Caxias do Sul, são duas as ruas bloqueadas pela Secretaria Municipal de Trânsito Transportes e Mobilidade Urbana (SMTTM). Por volta das 15h desta quinta-feira (24), as ruas Plácido de Castro, no bairro Exposição, e a Presidente Vargas, em frente ao Bloco S da Universidade de Caxias do Sul, tiveram o trânsito bloqueado a pedido de bares que transmitirão a partida.
O movimento deve voltar a ocorrer na próxima segunda (28) e sexta-feira (3), quando a Seleção Brasileira entra em campo contra Suíça e Camarões, respectivamente, pela primeira fase da competição.
No Bar do Luzinho, no bairro Santa Lúcia, a televisão de 75 polegadas chegou a pouco e o estoque de bebida foi reforçado para atender até 200 pessoas. O proprietário, Leonardo Santos, comemora a realização do maior evento do futebol ocorrer pela primeira vez durante a primavera:
— É como se se fosse dois dias em um. As quintas já são tradicionalmente movimentadas, e hoje, com jogo de Copa, começa mais cedo.
O clima, aliás, é um convite para assistir ao jogo ao lado dos amigos e família. Andrei Valandro, 41 anos, trouxe o filho Miguel, de 11 meses, para sua estreia em Copas.
— O ataque do Brasil é o melhor da Copa. Aposto muito no Vinicius Júnior e no Richarlison, que vai ser o nome da Copa, pode anotar.