O Juventude conheceu sua segunda derrota no Campeonato Brasileiro de Aspirantes. Depois de estrear perdendo para a Ponte Preta, por 1 a 0, fora de casa, o Ju recebeu o Vila Nova-GO, no estádio Montanha dos Vinhedos, em Bento Gonçalves e sofreu novo revés, pelo mesmo placar. O gol foi marcado por Riquelme, aos nove minutos do primeiro tempo.
Na próxima rodada, o Juventude enfrenta o Bragantino, na quinta-feira (14), no CFA, em Jarinú-SP. Nesta primeira fase, os 16 clubes são divididos em quatro grupos com quatro equipes cada. Os times se enfrentam em confrontos de turno e returno e os dois melhores avançam para as quartas de final.
VANTAGEM ADVERSÁRIA
Sem presença de público e com um gramado duro, Juventude e Vila Nova-GO se enfrentaram no estádio Montanha dos Vinhedos. Com dificuldades no começo para colocar a bola no chão, os visitantes tomaram a iniciativa. Na primeira finalização, aos nove minutos, o centroavante Riquelme abriu o placar. O camisa 9 recebeu na intermediária e arriscou de longe. A bola foi no canto baixo do goleiro Arthur. Juventude 0x1 Vila Nova-GO.
O Ju encontrava dificuldades de criação, mas tentava uma reação. Aos 11, o lateral-direito Nicolas, que já foi relacionado para jogos do time profissional, cobrou falta e o goleiro adversário tirou de soco. Aos 18, nova chance pro Ju na bola parada. Mais uma vez, Nicolas cobrou falta, dessa vez na lateral da grande área, e colocou próximo à marca do pênalti. Gabriel Tota bateu de primeira à esquerda do goleiro Gatti.
O time visitante continuava ligeiramente melhor e, aos 21, o volante Domingos acertou um chute, da meia-lua, no travessão. A única finalização do Juventude no gol, na primeira etapa, aconteceu aos 30 minutos. Gabriel Tota avançou pela esquerda, após receber de Da Rocha, invadiu a área e bateu para a defesa do goleiro Gatti.
JU MELHORA
O Ju voltou para o segundo tempo com mais iniciativa e melhor. Aos três minutos, o volante Pará arriscou de fora da área e a bola passou à direita do goleiro. Aos nove, Tota recebeu dentro da área e finalizou para boa defesa de Gatti. O Ju continuava dominando a partida. Aos 25, Nicolas cruzou na área e o zagueiro Jeder cabeceou para fora.
Aos 42, uma grande chance. A bola sobrou para Henrique, dentro da área, e ele finalizou para defesa do goleiro. No rebote, o zagueiro Jeder bateu por cima da meta do Vila Nova. O Verdão teve mais presença ofensiva. Porém, mesmo com as trocas do técnico Alexandre Lemos, o time não conseguiu furar a barreira adversária.
A única chance clara do Vila Nova no segundo tempo aconteceu nos acréscimos. Mendes bateu no ângulo esquerdo e o goleiro Arthur espalmou. Ainda houve tempo para a última oportunidade do Ju, aos 50. Cruzamento dentro da pequena área e o zagueiro Jeder mandou para fora. Fim de jogo: Juventude 0x1 Vila Nova.
FICHA TÉCNICA
Juventude 0x1 Vila Nova-GO
Brasileirão de Aspirantes - 2ª rodada
Data: 7/7/2022 (quinta-feira)
Local: estádio Montanha dos Vinhedos, em Bento Gonçalves
JUVENTUDE
Arthus Ribas; Nicolas, Thalison Lucas, Jeder e Da Rocha (Julio Cauê, 35/2º); Gehring e Pará (Henrique, 36/2º); Ruan (Felipinho, 27/2º), Gabriel Tota, Jean Lucca; Weliton (Rafa Rech, 14/2º). Técnico: Alexandre Lemos
VILA NOVA-GO
Gatti; Diogo, Lucas, Kayk e Rodrigo; Domingos, Caçu e Wilha; Luís Araújo (Pablo, 34/2º), Pacheco (Mendes, 21/2º) e Riquelme (Schimitz, int). Técnico: Raphael Borges
Arbitragem: Roger Goulart, auxiliado por Fabricio Lima Baseggio e Fagner Bueno Cortes
Gol: Riquelme, aos nove minutos do primeiro tempo (V)
Cartões amarelos: Jeder (J), Pacheco e Wilha (V)