Depois da primeira semana completa no comando do Caxias, o técnico Thiago Carvalho irá com a equipe grená para encarar o Próspera, às 15h deste domingo (29), em Tubarão-SC, pela sétima rodada da fase de classificação do Campeonato Brasileiro da Série D. No encerramento do turno do grupo A-8, será o primeiro "mata-mata" dentro da competição.
Com a tabela espelhada, o adversário da última rodada do turno será o primeiro do returno, mas com mando invertido. Ou seja, na próxima semana, no sábado (4), o Próspera virá para Caxias do Sul encarar o Grená na "volta" deste confronto.
Ainda que este fake mata-mata não valha efetivamente o avanço de fase, se sair bem deste confronto pode representar um grande avanço para garantir uma das quatro vagas na segunda fase e a possibilidade de encaminhar a eliminação de um dos rivais.
Com a experiência do título da Série D em 2021, Thiago Carvalho sabe da importância de fazer um bom jogo fora de casa para trazer vantagem para casa. Até por isso, o treinador entende que é preciso ter equilíbrio das atuações como mandante e como visitante.
— Você precisa fazer bons jogos fora para decidir dentro e, às vezes, até o contrário. Jogar da mesma maneira, para mim, é fundamental para conquistar um acesso ou um título. Agora, acredito que temos o primeiro mata-mata no campeonato. Já é algo que precisamos fazer bem, fazer a pontuação necessária para matar um time dentro de uma chave. Já trabalhamos essa parte mental também, de mobilizar cada um, de entender a importância dos jogos — avaliou Carvalho, sabendo do poder decisivo de um confronto longe do Centenário:
— É muito importante saber jogar e jogar bem nas duas situações. Você não pode só jogar bem em casa. Tem que ser muito forte em casa para subir, óbvio, mas ter resultados bons fora é fundamental.
Depois de chegar faltando apenas três dias para a partida contra o Marcílio Dias, Carvalho teve a primeira semana completa com o grupo de jogadores do Caxias. Na avaliação do técnico, o período já ajudou para que algumas de suas ideias pudessem ser aplicadas:
— Cheguei em uma cultura aqui bastante acelerada, todos os times dessa chave têm transições fortes, fazem esse jogo mais para a frente e rápido. Eu gosto de um jogo um pouquinho diferente, e vou tentar equilibrar tudo isso. Acredito que a gente, pelo entendimento dos atletas, com a semana de trabalho, consegue ter esse controle do jogo, ficar mais com a bola, ser agressivo e não deixar o adversário jogar. Tenho certeza que esse jogo vai ter mais essa resposta, um time mais consciente com a bola, o time sabendo fazer o que deve para ser mortal. Quando se tem a oportunidade, precisa fazer gol.
O QUE ESPERAR DO PRÓSPERA?
Apesar de ser de Criciúma, o Próspera jogará em Tubarão. Na vice-lanterna do grupo, com sete pontos, o time catarinense vem de derrota por 3 a 2 para o São Luiz, em Ijuí.
— O Próspera e quase todas equipes da chave têm transições de muita qualidade, é um jogo muito bem feito pelas equipes do Sul. Acredito que é algo que temos que tomar muito cuidado. São times que disputam bastante e o nosso nível de disputa tem que estar igual ou mais para conseguirmos vencer o jogo — concluiu Carvalho.