O futebol atual, ainda mais em clubes do interior, é cada vez mais difícil encontrar jogadores que permaneçam por muito tempo vestindo a mesma camisa. O Caxias tem em seu elenco alguns exemplos. O mais longevo no elenco atual e o goleiro André Lucas. Hoje, com 28 anos, ele vive uma nova fase no clube.
Desde a sua chegada ao clube, era reserva. Em 2019, na Copa do segundo semestre, chegou a ser titular na campanha da equipe grená semifinalista. No entanto, depois voltou para a condição de segundo goleiro. Com a saída de Marcelo Pitol e a chegada do técnico Luan Carlos, André recebe a oportunidade de titularidade na competição de maior importância na temporada grená.
— Estou aqui há bastante tempo. Agora, estou tendo a chance de jogar. Eu não tinha muitas oportunidades, mas sempre que precisava, eu entrava e mostrava. O ponto forte nosso é a liberdade que o Luan Carlos dá ao grupo. Assim, podemos entrar no campo e desempenhar um bom trabalho. A gente se sentir a vontade é muito importante — disse André.
Na transição Gauchão para a Série D, o Caxias cogitou a possibilidade de contratar um novo goleiro para substituir Marcelo Pitol. Entretanto, o técnico Luan Carlos, juntamente com o departamento de futebol, definiu como importante oportunizar André como titular.
— Desde a chegada dele, tivemos uma conversa. Trocamos uma boa conversa e sou grato pela oportunidade que recebi. Eu estava esperando há bastante tempo por isso. Na posição de goleiro, só joga um, mas todos estão prontos. Estou feliz com o momento que estou vivendo — comentou André.
Em 2018, na primeira temporada no Caxias, André não disputou nenhuma partida. Era o terceiro goleiro, antes dele tinha Gledson e Lúcio. No ano seguinte, novamente começou como terceiro para o Lee e Luis Cetin. Após a eliminação na Série D, virou titular na Copa FGF com 14 partidas disputadas.
Já nas últimas três temporadas, entre 2020, 2021 e início de 2022 era reserva. Agora, uma nova realidade.
— A preparação não muda muito, mas creio que uma sequência de jogos, as coisas ficam melhores. Sempre que precisava, eu entrava nos jogos e buscava corresponder. Agora, vou ganhando confiança com a preparação e a convivência com os goleiros e o grupo — analisou o camisa 1 grená.
QUINTA RODADA
Após quatro jogos neste começo de Série D, o Caxias tem sete pontos somados. São três a menos que o líder. A liderança é do próximo adversário, o Cascavel. O jogo será sábado (14), às 16h, no estádio Olímpico Regional.
Será o terceiro jogo como visitante. Até o momento, um ponto conquistado no empate com o São Luiz na rodada anterior.
— Sabemos que o aproveitamento fora de casa não está sendo muito bom, mas temos mais um jogo difícil. Temos que ir no intuito de pontuar. Um ponto fora de casa tem nos deixado próximos da ponta da tabela — avaliou o goleiro grená.