O Caxias do Sul Basquete tem nesta sexta-feira (22) um jogo que vale a sequência na atual edição do Novo Basquete Brasil (NBB). Em Campina Grande, na Paraíba, a equipe gaúcha entra em quadra às 19h para o segundo jogo da série de playoff contra a Unifacisa, com a necessidade de vencer para forçar uma terceira partida, que ocorrerá no domingo (24), se necessária.
Depois da derrota em Caxias do Sul, na terça-feira (19), foi pouco o tempo para o time do técnico Rodrigo Barbosa lamentar o 73 a 64 para a equipe paraíbana. O bom desempenho no quarto final no Ginásio do Sesi, quando os caxienses conseguiram reduzir a vantagem da Unifacisa e ameaçaram o triunfo dos visitantes, pode servir de motivação para o duelo no Nordeste.
— É uma característica nossa. Nesse segundo turno, principalmente, tivemos jogos de superação, onde vínhamos com problemas de lesões e limitações na rotação, e o time teve um comportamento na maioria dos jogos, de briga constante e busca pela vitória. O que talvez tenha chamado atenção nesse primeiro jogo foi a diferença no placar, onde se imaginava que o duelo estava liquidado. Te diria que se tivesse mais dois minutos, teríamos outro resultado — afirmou Rodrigo Barbosa.
Para o técnico da equipe caxiense, o revés em casa não muda a pressão dos confrontos na Paraíba, apesar do aumento da responsabilidade por buscar os dois triunfos na Arena Unifacisa:
— Mesmo que tivéssemos uma vitória em casa no primeiro jogo, esses confrontos em Campina Grande seriam decisivos. Isso não muda muito o momento da competição. A grande dificuldade é que precisamos de duas vitórias fora de casa, mas isso não quer dizer que seja algo impossível de ser feito. Sabemos que se conseguirmos uma vitória nesse jogo, colocamos um peso muito grande na partida do domingo.
Apesar da vantagem construída no Rio Grande do Sul, o técnico da Unifacisa César Guidetti sabe dos riscos que essa série ainda pode apresentar.
— Ganhar o primeiro jogo fora de casa é importante, mas não define nada. O playoff está aberto. Mas acredito que as dificuldades lá serão maiores. O time do Caxias tem muita qualidade individual, muita experiência e um sistema de jogo muito bem elaborado. Valeu a primeira vitória, mas temos que pensar que ainda não ganhamos nada e que teremos um jogo duríssimo — disse Guidetti, vendo diferenças nos confrontos da primeira fase, o que abriu os playoffs e o que será realizado nesta sexta-feira:
— Foram épocas diferentes. No primeiro turno, com o Wesley Sena (pivô do Caxias Basquete), que é uma referência no garrafão, e nós com um time novo, ainda entrosando. No segundo turno, o Caxias com alguns desfalques e nós com um ritmo melhor de jogo, e agora que é playoff, uma competição à parte e que os jogadores entram com um ânimo a mais.
A partida terá transmissão pelo canal do NBB no Youtube.