O Juventude segue sem vencer no Brasileirão. Na noite de domingo (24), no Alfredo Jaconi, a equipe de Eduardo Baptista desperdiçou muitas oportunidades, inclusive um pênalti, e acabou punida no final. Também de pênalti, em um lance muito polêmico e assinalado pelo VAR, Elton marcou o 1 a 0 para o Cuiabá.
Com o resultado, o Ju fica na vice-lanterna, com um ponto em três partidas. O próximo compromisso será diante do Botafogo, no domingo, 1º de maio, às 11h, no Rio de Janeiro.
Em busca do primeiro resultado positivo na competição, o Ju iniciou a partida pressionando e criando oportunidades. Logo aos três minutos, Capixaba tentou a finalização de fora da área e obrigou Walter a fazer grande defesa. Quase sempre em vantagem pelo lado esquerdo, o time da casa seguia insistindo com William Matheus e Capixaba, que voltou a finalizar aos cinco, em chute prensado com a defesa.
Aos 11, foi a vez do cruzamento de Chico de pé esquerdo encontrar Pitta, livre na pequena área. O centroavante se esticou, mas desviou torto. Três minutos depois, após a cobrança de escanteio, Capixaba colocou de novo na área. Pitta dominou, girou e finalizou para Walter espalmar e a bola bater na trave. Porém, o centroavante estava em posição de impedimento.
Com o passar dos minutos, o Cuiabá até avançou as linhas, mas sem levar perigo ao gol de César. A equipe de Eduardo Baptista perdeu Rafael Forster após choque de cabeça com Marcão. Ele foi substituído por Paulo Miranda.
Aos 24, mais uma chegada do Ju. Após jogada bem trabalhada pelo lado esquerdo, William Matheus cruzou e Pitta escorou para Yuri finalizar rente à trave. Na melhor chegada do Cuiabá, aos 30, Valdívia teve liberdade no meio e serviu André, que até driblou César, mas ficou sem ângulo e finalizou na rede pelo lado de fora.
O Ju seguia melhor, mas o gol teimava em sair. Aos 41, Rodrigo Soares recebeu pela direita e cruzou com curva para a área. João desviou e quase mandou contra a própria meta. Na resposta do Dourado, aos 43, Felipe Marques cruzou do lado direito e Valdívia apareceu entre os zagueiros para cabecear no travessão.
SEGUNDA ETAPA
No segundo tempo, com Jean na vaga de Yuri, o Juventude voltou disposto a abrir o placar. Aos três minutos, após cruzamento para a área, Óscar Ruiz foi derrubado por João Lucas. No VAR, o árbitro confirmou o pênalti. Na cobrança, Pitta tentou acertar o ângulo, mas mandou no travessão, desperdiçando a chance mais clara do confronto.
O erro arrefeceu o ímpeto alviverde em um primeiro momento. Mesmo assim, era o Juventude quem seguia tentando o primeiro gol. Aos 11, Óscar Ruiz foi lançado pela ponta direita e cruzou para trás, onde estava Capixaba. O atacante finalizou pressionado e sem direção. Quatro minutos depois, mais uma tentativa com chute de Óscar Ruiz, longe do gol.
Aos 16, Jean tentou de fora da área, a bola ainda desviou em Pitta e quase enganou Walter, que defendeu no contrapé. Na terceira modificação no time alviverde, troca de centroavantes, aos 22, com Ricardo Bueno entrando na vaga de Pitta. Era mais uma tentativa de Baptista para tornar a equipe mais efetiva.
O Cuiabá, por sua vez, só foi levar perigo aos 25, quando Valdívia tentou a finalização e, por muito pouco, não surpreendeu César. Aos 31, em outro contra-ataque, o goleiro do Ju salvou. Rodriguinho passou como quis por Paulo Miranda e César evitou o 1 a 0 ao defender cara a cara.
O duelo se repetiu aos 33. Rodriguinho recebeu com liberdade da entrada da área e mandou de pé esquerdo para o ângulo, mas César salvou outra vez.
Na sequência, em um lance onde o VAR viu uma irregularidade, com toque na mão de Vitor Mendes, o árbitro assinalou o pênalti para os visitantes. Por reclamação, Vitor Mendes foi expulso e deixou a equipe alviverde com um jogador a menos. Na cobrança, Elton teve tranquilidade para deslocar César e fazer o 1 a 0.
Nos minutos finais, com a desvantagem numérica, o Juventude não teve forças para reagir e acabou o jogo lamentando mais um tropeço em casa.
FICHA TÉCNICA
Juventude 0x1 Cuiabá
Brasileirão - 3ª rodada
Estádio Alfredo Jaconi
Juventude
César, Rodrigo Soares, Vitor Mendes, Rafael Forster (Paulo Miranda, 21/1º) e William Matheus; Yuri (Jean, int.) e Jadson; Capixaba, Óscar Ruiz e Chico Isidro Pitta (Ricardo Bueno, 22/2º). Técnico: Eduardo Baptista
Cuiabá
Walter, João Lucas, Alan Empereur, Marllon e Uendel; Marcão, Pepê e Valdívia (Rodriguinho, 28/2º); Everton, Felipe Marques (e André (Elton, int.). Técnico: Pintado
Gols: Elton (C), de pênalti, aos 39min, no segundo tempo.
Expulsão: Vitor Mendes (J).
Amarelos: Jadson (J); Marllon, Elton, João Lucas, Aleson (C);
Árbitro: Paulo Roberto Alves Junior, auxiliado por Bruno Boschilia (FIFA) e Victor Hugo Imazu dos Santos (trio paranaense). VAR: Rodrigo Nunes de Sá (FIFA-RJ)