O judoca Marcelo Casanova, do Recreio da Juventude, sagrou-se campeão do Grand Prix de Judô Paralímpico. A competição foi realizada entre os dias 17 e 20 de março, no Centro de treinamento Paralímpico, em São Paulo. Com o resultado, o atleta caxiense larga na frente na luta por uma vaga nas Paralimpíadas de 2024, em Paris.
Ao vencer três combates contra adversários qualificados, como Abner de Oliveira (RN), que já fez parte da seleção brasileira, Casanova conquistou o pódio no torneio. Além disso, o atleta garantiu a classificação para o treinamento de campo organizado pela Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV), que iniciou neste domingo (3) e vai até o dia 10 de abril.
O Grand Prix de Judô Paralímpico reuniu os principais atletas do país na modalidade, que utilizou as novas regras aprovadas pela IBSA (sigla em inglês para Federação Internacional de Esportes para Cegos), que serão aplicadas neste ciclo para os Jogos de Paris e que tiveram mudanças relevantes. Ao todo, 117 judocas disputaram o título da competição, além vagas na seleção paralímpica.