Os números do adversário do Caxias em seus domínios impressionam. O Ypiranga está invicto atuando em casa. O grená tentará derrubar esses 100% de aproveitamento neste sábado (5), às 19h, no Estádio Colosso da Lagoa. O Canarinho acumula cinco vitórias em casa, e em apenas um jogo não marcou três gols como mandante. Foi diante do São Luiz na estreia. Dos 15 gols marcados em todo o campeonato, o Ypiranga balançou as redes 14 vezes em Erechim.
O Caxias sabe que a missão será difícil longe do Estádio Centenário pela décima rodada do Gauchão. A boa apresentação no clássico Ca-Ju é um ponto positivo para tentar surpreender o time de Luizinho Vieira. Entretanto, o técnico Rogério Zimmermann afirma ser um duelo distinto.
— Cada jogo é completamente diferente. Vamos enfrentar uma equipe com outra característica e que está no seu melhor momento, os jogadores estão muito bem. Então, é uma equipe que jogou as cinco partidas lá e venceu as cinco. É uma outra situação, o Ca-Ju é um jogo a parte, tem o emocional. A ideia é sempre evoluir e ser um time equilibrado — pontou o técnico grená.
Na visão de Zimmermann, o Ypiranga apresenta o melhor futebol do Campeonato Gaúcho. Para somar pontos fora de casa, o grená terá de encontrar um ponto de equilíbrio para não ser mais uma vitima do líder.
— Vamos tentar ser um time equilibrado entre atacar e defender, os números comprovam isso. Somos um dos melhores ataques dos times do interior, somos uma das defesas menos vazadas também. Vamos enfrentar uma das equipes que têm os melhores números nesses quesitos e na pontuação. É a equipe que está praticando o melhor futebol —opinou Zimmermann.
O técnico prefere não fazer projeções de pontos para atingir a classificação às semifinais. Rogério Zimmermann observa que a equipe ainda pode melhorar. Segundo ele, o time apresenta um padrão tático e, assim, as individualidades vem aparecendo.
— O que eu estou gostando da equipe é que o time fez nove partidas e manteve uma média em todos os jogos. Pode ter dado uma oscilada em algum tempo, mas você vê um padrão tático, modelo e os jogadores compreendo. A equipe vem evoluindo. O jogo contra o Novo Hamburgo e contra o Juventude, nitidamente a equipe vem evoluindo. Os jogadores vem melhorando individualmente. Você começa a ter destaques individuais, pois o coletivo está forte —argumentou o técnico grená.
MUDANÇA ÚNICA
O treinador deverá ter só uma modificação na equipe para enfrentar o Ypiranga. O zagueiro Rafael Dumas está fora do jogo em Erechim. O atleta cumpre suspensão pelo cartão vermelho recebido no Ca-Ju. Erik deve começar a partida, mas Yan Victor também treinou entre os titulares na semana. Além disso, Zimmermann valorizou o fato de ter mais tempo para trabalhar entre os jogos.
—Antes nós só conseguíamos passar vídeo e recuperar os atletas. Foi uma semana boa, espero que isso acrescente. A gente espera que sempre quando tem mais tempo, você consiga recuperar o jogador e acrescentar para equipe melhorar — finalizou Rogério Zimmermann, técnico do Caxias.
O provável Caxias para o jogo diante do Ypiranga tem: Marcelo Pitol; Marcelo, Erik (Yan Victor), Thiago Sales e Rennan Siqueira; Amaral, Marlon, Diogo Sodré; Matheuzinho, França, Batista.