O Caxias desencantou no Gauchão de 2022. Em São Leopoldo, na noite desta quinta-feira (3), o time de Rogério Zimmermann foi dominante na primeira etapa, controlou o jogo após o intervalo e derrotou o Aimoré por 2 a 0, no Estádio Cristo Rei. Diogo Sodré e Jonathan marcaram os gols dos visitantes.
Com quatro pontos, a equipe grená subiu na tabela e terá no domingo, dia 6, um confronto direto contra o Brasil-Pel, às 16h, no Estádio Centenário.
Diante de um rival com muitos caras conhecidas, como Wagner, Raphael Soares, Carlos Alberto e o próprio técnico Lacerda, o Caxias começou a partida no Cristo Rei mais preocupado em frear o ímpeto ofensivo dos donos da casa. E conseguiu. Tanto que a primeira oportunidade clara foi justamente do time grená. Aos 10 minutos, Davi Lopes levantou na área, a bola passou por Giovane Gomez e ficou limpa para Matheuzinho, livre, quase na pequena. O meia-atacante bateu de pé direito, sobre o gol, desperdiçando uma grande chance.
Em um duelo de muita disputa pela bola, cada espaço precisava ser bem aproveitado. E foi exatamente o que aconteceu aos 20 minutos. Após desarme na intermediária, Diogo Sodré recebeu com liberdade, avançou em velocidade com um drible curto sobre o defensor e chutou de fora da área, no canto de Fábian Volpi: 1 a 0. Foi o primeiro gol do Grená na competição que não foi oriundo de uma bola parada.
A vantagem trouxe uma tranquilidade importante aos comandados de Zimmermann. Com mais aproximação entre as linhas e boa movimentação de Sodré e Matheuzinho, o Caxias conseguia controlar as ações e pouco foi assustado nos primeiros 25 minutos, quando houve a parada técnica.
No retorno, o cenário se manteve e o Grená ampliou sua vantagem aos 33. Em cobrança de falta pela meia direita, Jonathan bateu firme com o pé esquerdo e a bola acertou a trave antes de balançar as redes: 2 a 0.
O domínio grená era completo e o terceiro quase veio aos 37, em nova cobrança de falta do lateral-esquerdo Jonathan, dessa vez mais próxima da linha de fundo. O goleiro do Aimoré espalmou no ângulo e evitou o gol.
Na reta final da primeira etapa, mesmo com maior posse de bola, o Aimoré não conseguiu assustar. Já nos acréscimos, uma troca forçada. Marcelo Pitol sentiu uma lesão muscular e foi substituído por André Lucas.
Ainda houve tempo para Jonathan assustar de novo o goleiro adversário em cobrança de falta lateral, que acertou a trave, aos 50.
– É uma noite brilhante. Fico feliz pelo gol e pelas oportunidades. Mas nada está decidido. Tem que voltar para o segundo tempo e confirmar o resultado – avaliou Jonathan na saída para o intervalo.
ADMINISTRAÇÃO DO RESULTADO
O domínio do Caxias foi tamanho que Lacerda mudou três peças do Aimoré para o segundo tempo. E logo a um minuto conseguiu criar uma boa chance. Em bola desviada, Wesley Pacheco dominou na entrada da área e finalizou sobre o gol. Mas parou por aí a tentativa de recuperação do time de São Leopoldo, que teve Henrique expulso aos 15 minutos após receber o segundo amarelo por falta dura em Diogo Sodré.
Com a vantagem numérica e também no placar, Zimmermann teve a oportunidade de fazer trocas no time e dar minutagem a alguns jogadores que vinham com pouco tempo de atuação no Estadual, como Marlon, Batista, Gustavinho e Gustavo Custódio.
Sem sofrer riscos e diante de um adversário abatido, o Caxias soube administrar o duelo, sem se desgastar tanto, e comemorou os três pontos.
FICHA TÉCNICA
Aimoré x Caxias
3ª rodada do Gauchão
Aimoré
Fabián Volpi; Bruno Ferreira, Nathan, Henrique e Darlan (Adriano, int.); Paulinho Dias (Mardley, 22/2º), Carlos Alberto (Marcelinho, int.), Wagner e Raphael Soares; Marco Antônio (Wesley Pacheco, int.) e Lucas Silva (Lucão, 17/2º). Técnico: Rafael Lacerda
Caxias
Marcelo Pitol (André Lucas, 46/1º); Marcelo, Rafael Dumas, Thiago Sales e Jonathan; Amaral (Marlon, 8/2º), Davi Lopes e Diogo Sodré; Matheuzinho (Gustavo Custódio, 30/2º), França (Gustavinho, 30/2º) e Giovane Gomez (Batista, 8/2º). Técnico: Rogério Zimmermann
Gols: Diogo Sodré (C), aos 20min, e Jonathan (C), aos 33min, no primeiro tempo.
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden comanda a partida, auxiliado por Jorge Eduardo Bernardi e Fabulo Oliveira Diniz.
Expulsão: Henrique (C)
Amarelos: Raphael Soares, (C); Amaral (A).
Local: Estádio Cristo Rei, em São Leopoldo.