O respiro de pouco mais de uma semana, tão esperado pelo Caxias do Sul Basquete após a maratona de jogos de janeiro no Novo Basquete Brasil (NBB), veio e o time volta à quadra nesta sexta-feira (18). Será o começo de uma sequência de partidas contra os representantes nordestinos na competição.
O primeiro adversário será o Fortaleza Basquete Cearense, a partir das 20h, no Ginásio do Sesi. Com 40,9% de aproveitamento (nove vitórias em 22 partidas), a equipe do técnico Rodrigo Barbosa tenta duas vitórias para saltar na tabela de classificação, se manter na zona de classificação aos playoffs do NBB e ainda voltar ao G-8, com a vantagem de decidir o primeiro mata-mata em casa.
No domingo (20), às 11h, o rival será a Unifacisa-PB, no segundo duelo da sequência em casa. A principal novidade da equipe caxiense está no retorno do armador argentino Esteban Cantarutti. O jogador de 33 anos esteve fora do time desde o final de 2021, na partida contra o Pato-PR, dia 28 de dezembro.
A volta de Canta é um acréscimo importante ao time caxiense após a série de desfalques que prejudicou a rotação da equipe. O argentino estava com o grupo em Brasília, nas rodadas passadas, no início de fevereiro, mas não chegou a entrar em quadra.
Ainda sem o ala/pivô Rafa Oliveira, que segue recuperação de lesão muscular grau 3, o argentino ajuda a dar mais liberdade para os alas Humberto e Eddy jogarem na função de pivô, revezando com Dida, o único jogador de ofício da posição.
Com isso, as chances para buscar os dois triunfos em casa aumentam. Além disso, outro fator que pode fazer a diferença para derrotar o Fortaleza e a Unifacisa estará na arquibancada. Os 50% de aproveitamento em casa - com cinco vitórias e cinco derrotas - podem aumentar a partir desse fim de semana com o apoio do torcedor caxiense, que tem feito diferença em momentos importantes das partidas mais complicadas. Essa é a expectativa para que o time siga forte rumo aos playoffs.