Pouco mais de duas semanas de trabalhos intensivos de preparação e uma longa viagem de ônibus de Caxias do Sul até Franca, interior de São Paulo, e o momento o mais esperado pelos garotos do Juventude finalmente chegou: o da estreia na Copa São Paulo de futebol Jr. 2022. O alviverde encara nesta terça-feira (4), a partir da 20h, o Confiança-PB, em busca dos primeiros pontos na tabela de classificação e de começar a disputa do principal torneio de base do país com o pé direito.
O técnico Lucas Zanella é quem tem a responsabilidade de comandar a equipe na competição. O elenco, que viajou ainda no dia 1º de Caxias do Sul para Franca - sede única das partidas do Juventude nesta primeira fase -, contará com 20 jogadores e tem uma média de idade de 17,9 anos.
Outros 10 atletas permaneceram na Serra e caso seja necessário, irão se incorporar ao restante da delegação ao longo do torneio. Zanella entende ter sido a melhor opção levar um grupo mais enxuto para uma melhor analise dos jogadores.
- Optamos por enxugar mais essa situação, por ser um processo melhor de conduzir os jogos e acredito que foi uma escolha certa do clube. Nosso projeto de time é compor um elenco de formação contínua a longo prazo, pensando no desenvolvimento dos atletas de modo que estes virem ativos para o clube. E os os jogadores têm que entender que o Juventude subiu de patamar e que a avaliação deles vai ser mais criteriosa. - explica Zanella.
No grupo que está no interior de São Paulo, alguns jogadores são vistos como grandes potenciais para fazerem parte da equipe profissional no decorrer desta temporada, caso do volante Kelvi e do lateral-esquerdo Dudu. Outros nomes, são tratados com cautela, conforme Zanella:
- O Kelvi e o Dudu, vão para Copa São Paulo para serem protagonistas da competição. São os dois jogadores que não é segredo que olhamos com atenção. Além deles, é difícil falar, porque todos os jogadores estão trabalhando certo e fazendo parte do processo seletivo. Da Copa São Paulo e das outras competições que terão durante o ano, vão surgir outros jogadores.
Eles terão que suprir a ausência do atacante Gabriel Aires, com uma lesão no joelho e que é visto no Alfredo Jaconi com um dos atletas de grande potencial para o futuro.
Para o jogo de estreia contra o Confiança - PB, todos os jogadores que viajaram estão disponíveis. A partida será disputada no Estádio Municipal Dr. José Lancha Filho, em Franca, às 20h.
Jogos noturnos em pleno o verão com altas temperaturas do interior de São Paulo é algo que o Juventude pode tirar proveito, conforme seu técnico.
- Nas outras edições, os jogos eram à tarde e dificilmente jogamos com temperaturas amenas. Nessas condições, os guris não conseguem dar seu máximo. Acho muito positivo o jogo à noite, ele fica mais seguro e se consegue dar um pouco mais de carga física. Outro fator importante é que a maioria dos jogos de base são de manhã ou de tarde, então, para a formação dos jogadores, essa readaptação de um novo ambiente para os atletas, com jogos com refletores e com torcida, são muito positivos - diz o treinador alviverde.
O Juventude está no grupo 5 da Copa São Paulo. Além do adversário da estreia, o Confiança-PB, a equipe gaúcha terá na primeira fase duas equipes paulistas, os donos da casa, Francana, e a Ponte Preta.
Onde assistir
A Federação Paulista de Futebol (FPF), em seu site, confirma que todas as partidas do Juventude na Copa São Paulo de Futebol Jr 2022 serão transmitidas, nesta primeira fase. Os jogos estarão disponíveis no Paulistão Play (canal pago da FPF) e do Eleven Sports (gratuito).
Agenda Juventude na Copinha
04/01 - Juventude x Confiança (PB), às 20h
07/01 - Juventude x Ponte Preta (SP), às 20h
10/01 - Juventude x Francana (SP), às 20h