O Caxias do Sul Basquete conseguiu mais um feito histórico em sua história. Depois da inédita classificação para Copa Super 8, a equipe do técnico Rodrigo Barbosa avançou para a semifinal do torneio entre os turnos do Novo Basquete Brasil (NBB), após vencer o até então invicto Sesi Franca, neste domingo (16), no Ginásio Pedrocão.
Contra um desfalcado Franca, que enfrentou um surto de covid-19 e perdeu praticamente todos os titulares para o confronto, o Caxias Basquete precisou da prorrogação para garantir o lugar na semifinal. No tempo normal, empate em 82 a 82. No período extra, a equipe gaúcha, que havia sofrido com desfalques por conta do coronavírus na reta final do primeiro turno, garantiu o triunfo por 91 a 87.
Na semifinal, o rival do Caxias do Sul será o vencedor do duelo entre Bauru e São Paulo, que se enfrentam na noite deste domingo. O confronto que vale vaga na final, independente do adversário, será em solo paulista - o time gaúcho tem classificação pior que os dois times.
O JOGO
Apesar dos desfalques, os jovens do Franca, comandados pelo argentino Scala, de 30 anos, começaram com um ritmo alucinante para cima do Caxias Basquete. O time da casa conseguia ser dominante, principalmente com os arremessos de três pontos do armador Adyel, de 19 anos, e a participação dos ala/pivôs Edu Marília, de 20, e Márcio, de 19, que marcou nove pontos no período.
O Caxias Basquete, por sua vez, conseguia encurtar a vantagem francana com bons aproveitamentos de Eddy, com nove pontos, e Cauê, com seis. Ainda assim, a equipe da casa terminou o quarto em vantagem por 31 a 23.
No segundo quarto, os aproveitamentos ofensivos caíram conforme as defesas melhoravam. Novamente Eddy, que terminou o primeiro tempo com 19 pontos, conseguiu fazer com que o Caxias Basquete encurtasse a vantagem do rival. Para o Franca, o drama ficou por conta da lesão de Edu Marília, que saiu carregado de quadra depois de uma pisada em falso no chão.
Ao final do período, a vantagem do time da casa era de apenas cinco pontos, com 43 a 38 no placar geral - Caxias venceu o período por 15 a 12.
Na volta do intervalo, o Caxias foi pra cima em busca da virada. A igualdade veio no 50 a 50, faltando pouco mais de sete minutos para o fim do terceiro período. A liderança para a equipe gaúcha veio faltando quatro, quando Cauê Verzola converteu certa de três pontos, colocando 55 a 54 no placar.
No estouro do cronômetro, após uma série de erros ofensivos de Caxias do Sul embaixo do garrafão, a bola sobrou para Cauê, que novamente de fora do perímetro acertou outra de três e deu números finais ao quarto, com 67 a 63 no geral - 29 a 20 no período.
O quarto período foi elétrico. Franca foi pra cima novamente e conseguiu a virada faltando quatro minutos, quando Scala converteu dois lances livres, fazendo 76 a 75. Caxias retomou a vantagem faltando 15 segundos para o término. Eddy recebeu de Pedro Mendonça e mandou uma bela cesta de três pontos, colocando a partida em 82 a 80.
O Franca, no desespero, tentou um arremesso de longe com Scala, mas a bola foi para fora. Porém, a reposição de bola do Caxias Basquete demorou mais do que os cinco segundos permitidos e a posse foi novamente para os donos da casa, faltando seis segundos para o término do confronto. Desta vez, Scala acertou arremesso de dois pontos, fez o 82 a 82 e a partida foi para a prorrogação.
No tempo extra, Caxias do Sul dominou desde o começo. Aproveitando da experiência, mesmo com o cansaço, a equipe gaúcha conseguiu tomar a frente do marcador e chegou a abrir cinco pontos. No final, 91 a 87 para o Caxias Basquete (com 9 a 5 na prorrogação) e mais um passo histórico para a equipe da Serra.
Cauê Verzola, com 24 pontos e 10 rebotes, fez um duplo-duplo. Eddy, com 25 pontos, foi o cestinha do Caxias Basquete, enquanto Scala, com 30 pontos, foi o melhor pontuador do confronto.