O ano termina no calendário na próxima sexta-feira (31), mas a temporada para o Caxias do Sul Basquete está apenas se aproximando da metade. Faltando quatro jogos para o encerramento do turno do Novo Basquete Brasil (NBB), o time gaúcho está na luta para conquistar mais um feito inédito em sua história, com uma vaga na Copa Super 8 — torneio que reúne os oito primeiros colocados até a metade da competição e vale vaga para a Basketball Champions League Américas.
Para buscar esse feito, a última semana de 2021 está reservada para confrontos de grande importância nas pretensões do Caxias. Nesta terça-feira (28), às 20h, contra o Pato-PR, e na quinta-feira (30), no mesmo horário, contra o Mogi das Cruzes, no Ginásio do Sesi, os comandados do técnico Rodrigo Barbosa tem a chance de encaminhar o passaporte para o Super 8 e, de quebra, deixar mais distantes dois rivais que estão próximos nessa disputa.
— São confrontos diretos e esperamos as vitórias. Dentro de casa, não pode pensar em derrota. Estamos nos preparando e bem confiantes, em uma sequência legal. Confronto direto é quem quer mais, quem quer chegar no Super 8. Não vão ser jogos fáceis, são dois times muito rápidos e que fazem defesas diferentes. Mas é um adversário de cada vez, e primeiro é o Pato — avaliou o ala/armador Pedro Mendonça, em entrevista ao Show dos Esportes, na Rádio Gaúcha Serra.
Atualmente na sexta colocação, com 50% de aproveitamento, o Caxias Basquete soma seis vitórias e seis derrotas. Os paranaenses, rivais desta terça-feira, aparecem em nono, com cinco vitórias e sete derrotas — aproveitamento de 41,7% —, enquanto o time mogiano está em 10º, com cinco triunfos e perdendo oito vezes, conquistando 38,5% dos pontos disputados. Com essa paridade, encerrar o ano fazendo valer o fator casa pode ser determinante.
— Acho que essas duas vitórias não nos garantem no Super 8, mas é um passo gigantesco para cumprir nossa primeira meta — acredita Pedro.
Nos dois jogos, a expectativa é de muita movimentação dos rivais. No Pato, a forma de atuar está muito atrelada ao perfil do seu treinador, bastante elogiado pelo ala Humberto, também em entrevista ao Show dos Esportes:
— A equipe deles é treinada pelo Dedé Barbosa, que na minha opinião é um dos melhores técnicos brasileiros da atualidade. Um estilo de jogo onde, se está ganhando ou perdendo, se comporta da mesma maneira. Uma equipe difícil de jogar.
Festas adiadas
Enquanto a maioria das pessoas aproveitavam o feriadão de Natal para "quebrar a dieta" e aproveitar os comes e bebes com a família, o grupo do Caxias Basquete treinou na véspera do dia 25 de dezembro e seguiu o ritmo de preparação. Depois das duas partidas em casa, serão 11 dias até o enfrentamento contra o Corinthians, em 10 de janeiro. Dois dias depois, o fechamento do primeiro turno será contra o Paulistano (12), ambas em São Paulo.
A privação natalina pode render mais motivos para comemorar o início de 2022.
— Vamos deixar para curtir um pouco mais o Réveillon depois dos dois jogos. Com duas vitórias vamos poder nos divertir e comemorar muito mais. Depois é descansar a cabeça e focar nas duas partidas em São Paulo para fechar o turno e concretizar nossa vaga no Super 8, que vai deixar nosso nome na história do Caxias Basquete — afirmou Humberto, que sabe da importância das duas vitórias em uma das edições mais equilibradas da história do NBB:
— Pega do sexto colocado para baixo, todo mundo tem mesmo número de vitórias ou de derrotas. De repente, uma equipe tem um jogo a mais, outra um jogo a menos, mas isso mostra o quanto o campeonato está equilibrado. Temos frisado bastante a importância de ganhar em casa, porque uma derrota te coloca fora do Super 8 e uma vitória te coloca lá para cima. Não lembro se teve um campeonato tão equilibrado quanto esse.
Os ingressos para as duas partidas podem ser adquiridos através do site Minha Entrada, com valor promocional no combo para as duas partidas de R$ 45.