O Caxias realizou na tarde desta quarta-feira (29) seu primeiro teste de pré-temporada visando a disputa do Campeonato Gaúcho e do Brasileiro da Série D. No Estádio Centenário, que não teve a presença de público, o Grená mostrou uma nova identidade que agradaria ao seu torcedor, com muita movimentação, intensidade e bom futebol diante do sub-20 do Grêmio. A equipe chegou a abrir 2 a 0, porém, nos minutos finais da partida, acabou cedendo o empate em 2 a 2.
Primeiro tempo intenso e com boa atuação
A primeira curiosidade era qual o 11 inicial seria colocado em campo pelo técnico Rogério Zimmermann. O novo comandante grená escalou o time com: Marcelo Pitol; Marcelo, Yan Victor, Rafael Dumas, Jonathan; Amaral, Davi Lopes, Diego Sodré; Matheuzinho, França e Renan Oliveira.
Com uma equipe bastante móvel, o Caxias envolveu os garotos gremistas desde os primeiros minutos da partida. Com a busca pela retomada da posse de bola e a marcação alta durante os primeiros 45 minutos, a equipe teve o controle das ações. Aos 10 minutos, Diego Sodré arriscou da entrada da área e obrigou o goleiro Thiago a fazer grande defesa. Logo depois, Rafael Dumas quase marcou de cabeça.
O Caxias foi aumentando sua intensidade e rondava a área do adversário. Sem um jogador de oficio centralizado, Renan Oliveira e Diego Sodré se revezaram na função. Além de armar o time, os dois conseguiam abrir bons espaços para os demais companheiros, principalmente os jogadores que atuavam abertos, casos de Matheuzinho e França.
Aos 32 minutos, Marcelo cobrou falta rápida para Matheuzinho, que entrou na área e, com tranquilidade, tocou na saída do goleiro: 1 x 0 Caxias.
Mudanças
Após o intervalo, o técnico Rogério Zimmermann mudou grande parte da equipe. Permaneceram apenas o lateral Marcelo e o meia Renan Oliveira. Com isso, o Caxias atuou com André; Marcelo, Erik, Thiago Sales e Rennan Siqueira; Marlon, Vidaletti, Renan Oliveira; Gustavinho, Gustavo Custódio e Willian.
A postura da equipe grená se manteve a mesma. Posse de bola, controle do adversário, movimentação na parte ofensiva e, quando atacado, com a ideia de não dar espaços para os contra-ataques do rápido time gremista.
A grande chance de ampliar veio aos 24 minutos. Rennan Siqueira foi para a linha de fundo e cruzou rasteiro para Willian, que se antecipou ao goleiro adversário e não desperdiçou: 2 a 0. Zimmermann, então, fez novas alterações em nomes e também no esquema, colocando Rafael Dumas, mantendo na parte final uma equipe com três zagueiros.
Com o cansaço latente, o Caxias recuou e o Grêmio se aproveitou. Aos 38 minutos, Ronald subiu livre entre os zagueiros para diminuir o prejuízo. Quatro minutos depois, Ronald entrou na área e chutou sem chances para o goleiro André: 2 a 2 e números finais no Centenário.
Após a partida, o meia Diego Sodré, que saiu com dores no tornozelo direito durante o segundo tempo, fez uma avaliação do jogo-treino:
— Acho que a gente desempenhou bem, tem muita coisa para melhorar. O Rogério está passando a filosofia de trabalho, e já pegamos bastante. Estamos, a cada treino que a gente faz, criando e crescendo mais, nos adaptando muito bem. Todos querem vencer esse tipo de jogo, ainda mais o primeiro, mas foi um bom treino, conforme os jogos vamos nos entrosando mais. Acho que eu tenho que melhorar algumas coisas, tenho coisas para rever para o segundo jogo. Tanto eu quanto o time, vamos estar mais soltos.
O Caxias que volta a campo para novos amistosos apenas em 2022. No dia 8, às 16h, encara o Novo Hamburgo, no Estádio Centenário. No mesmo horário, mas no dia 11, no Cristo Rei, o grená enfrenta o Aimoré, e no dia 15, também às 16h, vai até o Estádio do Vale, enfrentar o Novo Hamburgo.