O Caxias está com a vaga na Copa do Brasil 2022 ameaçada. Isso ocorre porque o clube não depende mais de suas próprias forças para classificar-se para a competição de mata-matas e o Inter, equipe gaúcha com melhor posicionamento no Campeonato Brasileiro (9º), não está se classificando para a Copa Libertadores da América do próximo ano.
Quarto lugar no último Campeonato Gaúcho, o Caxias encerrou o torneio atrás de Grêmio, Inter e Juventude. Estes três seriam hoje os representantes do Rio Grande do Sul classificados pelo Estadual. A quarta vaga será preenchida pelo campeão da Copa FGF (Aimoré, Novo Hamburgo, Glória ou Passo Fundo). A Copa do Brasil ainda terá o Brasil-Pel como representante gaúcho, classificado através do ranking da CBF. Com uma posição distante das principais equipes, o Grená não tem chances de chegar na competição desta forma.
O único modo do Caxias disputar a Copa do Brasil em 2022 será com um dos clubes gaúchos da Série A do Brasileirão se classificando para a Copa Libertadores da América. Para isso, será necessário que um deles encerre o campeonato ao menos na 8ª colocação, garantindo uma vaga na fase preliminar do torneio continental.
O melhor colocado é o Inter, que está na 9º posição. Entretanto, o Colorado precisa vencer os dois jogos restantes (Atlético-GO e Bragantino), chegar a 54 pontos, e torcer contra Fluminense (7° colocado) e Ceará (8° colocado). Os cariocas podem atingir 57 pontos, e os cearenses 58.
Uma alternativa seria a classificação do Juventude (que tem 40 pontos) para a Libertadores. Contudo, a missão é quase impossível, já que o alviverde precisa vencer seus quatro jogos restantes e ainda ultrapassar nove equipes - Ceará, Inter, América-MG, Santos, São Paulo, Cuiabá, Athletico-PR, Atlético-GO e Bahia.
Tamanho de prejuízo
O Caxias foi o primeiro clube do interior gaúcho a participar da Copa do Brasil e já esteve nela em 13 oportunidades. A estreia foi em 1991 e a melhor campanha em 2011, quando chegou nas oitavas de final. As últimas foram em 2020 e 2021, quando o clube foi eliminado na primeira fase para Botafogo e Fortaleza, respectivamente.
Além do prestígio de disputar a competição e enfrentar um clube de grande porte na rodada inicial, tendo a possibilidade de fazer caixa com o Estádio Centenário cheio, estar na Copa do Brasil tem significado uma pujante premiação para seus participantes. Em 2021, por exemplo, o Grená lucrou R$ 560 mil. Conforme o avançar dos mata-matas, os prêmios crescem. Esta meta, inclusive, está nos planos do novo gerente de futebol do clube, Renan Mobarack, como uma forma de colaborar com o orçamento da equipe.
— Nós do departamento de futebol queremos ajudar o orçamento do clube. E como vamos fazer isso? Passando de fase na Copa do Brasil. Vamos colocar como meu objetivo mínimo chegarmos na terceira fase. Chegando lá, teremos uma baita arrecadação. Isso vai nos dar mais facilidades financeiras para que a gente possa na Série D ter até esse orçamento aumentado — disse o dirigente em sua apresentação.
Diante dessas circunstâncias, enquanto inicia treinamentos visando a próxima temporada, o Grená só tem como opção torcer por bons resultados do Inter nesta reta final de Campeonato Brasileiro e ainda secar os rivais do Colorado.