A preparação do Caxias para a decisão contra o ABC, que ocorre no domingo (17), será encerrada no Nordeste. A equipe grená está em Recife-PE e ficará na capital pernambucana — pouco menos de 300 km do Estádio Frasqueirão, em Natal-RN — até a véspera da partida.
Para o técnico Rafael Jaques, a escolha de viajar antes é importante na adaptação da equipe ao local do confronto das quartas de final da Série D, que vale o acesso à Terceira Divisão do Brasileirão.
— Aclimatar é muito importante. Todas as equipes têm feito isso. O ABC fez isso também, treinaram dois dias na nossa cidade. Nosso objetivo também é treinar e aclimatar com a temperatura no local. A gente agradece pelo esforço da diretoria na questão financeira nesse sentido, e é importante nesse momento para que os jogadores possam estar melhor preparados para o momento do jogo — afirmou o comandante grená.
Uma dúvida que surgiu ainda no primeiro jogo da ida, no Centenário, envolveu o zagueiro Rafael Lima. O defensor sentiu dores musculares, mas seguiu na partida e teve papel importante no 0 a 0. Em Natal, Jaques conta com o defensor para buscar o objetivo do time:
— O Rafa teve uma situação no jogo, mas nas 48h seguintes recuperou, treinou normalmente, joga e nos dá a segurança defensiva, a experiência e a qualidade que sabemos que ele pode nos aportar.
Mesmo sem conquistar a vitória na partida de ida, a avaliação da diretoria foi de que o Caxias fez o melhor jogo nesta Série D. Questionado se o seu time precisaria fazer um jogo acima da média em Natal para conquistar o acesso, Jaques foi cauteloso e creditou ao ABC a falta de uma melhor sorte para o Grená em seus domínios.
— Acho que tivemos boas situações no jogo passado. Acredito que tivemos outros jogos bons também, não só esse, mas não conseguimos a nossa vitória. Mérito também do nosso adversário, que tem a segunda melhor campanha geral da competição. Nos dois primeiros mata-matas, eles conseguiram um empate fora e a vitória em casa. Então, esse primeiro objetivo eles alcançaram e empataram aqui. Mas precisam buscar o segundo — ponderou Jaques, concluindo com aquilo que espera da partida no Frasqueirão:
— Sabemos da força do nosso adversário, mas também temos a consciência do que vamos enfrentar, da qualidade do nosso adversário, do respeito que temos por eles, mas, sobretudo, da nossa capacidade. Tenho certeza que será um grande jogo.