Nesta quinta-feira (23), a delegação de 14 atletas caxienses viajou para o Campeonato Estudantil Paradesportivo do Rio Grande do Sul (Paracergs). A competição, que ocorre até sexta-feira (24), em Porto Alegre, é promovida pela Secretaria Estadual do Esporte e Lazer (Sel), com o objetivo de estimular a participação de jovens estudantes com deficiências físicas, visuais e intelectuais do ensino básico.
Os atletas de Caxias competirão em seis modalidades: bocha paralímpica, natação, atletismo, taekwondo, basquete em cadeiras de rodas 3x3 e judô. Ao todo, serão 13 opções ofertadas no Centro Estadual de Treinamento Esportivo e no Grêmio Náutico União. Na delegação, ainda consta a comissão técnica composta por seis professores do Município, sendo três da seção de Paradesporto e Lazer Inclusivo da Secretaria Municipal do Esporte e Lazer (Smel): Tiago José Frank, Daniela Hollweg Gonzalez e Ricardo Barbosa.
O titular da Smel,Gabriel Citton, destaca a importância do trabalho desenvolvido pela seção de Paradesporto e Lazer Inclusivo com a comunidade caxiense.
- Neste governo, conseguimos a criação da seção dentro da Smel. É uma conquista para que possamos atender melhor a este público - enfatiza o secretário.
O Paracergs é uma competição seletiva, que classificará os atletas do Rio Grande do Sul para as Paralimpíadas Escolares de 2021, evento nacional realizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro, agendado para o período de 22 e 27 de novembro, em São Paulo.