A seleção brasileira masculina de futsal está convocada para a Copa do Mundo Fifa de 2021. Nesta quarta-feira (4), durante cerimônia realizada na sede da CBF, o técnico Marquinhos Xavier divulgou a lista dos 16 atletas que representarão o Brasil no Mundial da Lituânia. Entre eles está o pivô Rocha, mais recente contratação da ACBF.
Após destacar-se no Sporting, de Portugal, o jogador de 26 anos aceitou o convite para retornar ao país e foi contratado pelo time de Carlos Barbosa em julho. Contudo, ainda em período de recondicionamento físico, ele não fez sua estreia com a camisa laranja.
A lista conta com dois campeões mundiais em 2012, o goleiro Guitta e o fixo e capitão Rodrigo. Ao lado dos também convocados Dyego (ala) e Dieguinho (pivô), eles também estavam presentes na Copa do Mundo de 2016, quando o Brasil caiu nas oitavas de final para o Irã.
O pivô Ferrão, eleito melhor jogador do mundo na última temporada, está de volta à Seleção Brasileira, após recuperar-se de uma lesão no tendão de Aquiles que o tirou das Eliminatórias. Atualmente no Barcelona, ele jogou na Cortiana/UCS, em 2010, e irá para sua primeira Copa do Mundo. O mesmo vale para o fixo Marlon, o ala Bruno e o pivô Pito, campeões da Liga Nacional de Futsal com a ACBF em 2015.
Além deles e do técnico Marquinhos Xavier, também trabalharam na equipe laranja de Carlos Barbosa os fixos Rodrigo (2009-2013) e Lé (2018-2020).
— Agradeço a todos os atletas que fizeram parte desse ciclo, que começou em 2017. São muitos profissionais que passaram na seleção nesse período e que contribuíram para essa convocação difícil, pois existem várias pessoas capacitadas. Hoje estamos convocando 16, com uma lista que atende muitos critérios — diz o técnico Marquinhos Xavier.
A Copa do Mundo de Futsal será disputada entre os dias 12 de setembro e 3 de outubro. Detentora de cinco títulos na competição, a Seleção Brasileira está no Grupo D, ao lado de República Tcheca, Panamá e Vietnã. Será a primeira vez que o futsal brasileiro estará integrado com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), inclusive utilizando um uniforme exclusivo desenvolvido pela Nike, fornecedora de material esportivo de todas as seleções da entidade.
A preparação entre 9 e 25 de agosto será feita no Rio de Janeiro, utilizando Granja Comary e Arena Carioca. Na sequência, a delegação viaja para a Polônia, onde realizará quatro amistosos antes de viajar para a Lituânia, local do torneio. Serão dois contra a seleção polonesa e mais dois diante da Sérvia. A estreia no Mundial ocorre em 13 de setembro, contra o Vietnã.
Confira a lista de convocados
GOLEIROS
Guitta – Sporting (POR)
Djony – Magnus Sorocaba
Willian – Joinville
FIXOS
Rodrigo – Magnus Sorocaba
Marlon – Palma (ESP)
Lé – Corinthians
ALAS
Arthur – Benfica (POR)
Leozinho - Magnus Sorocaba
Dyego – Barcelona (ESP)
Leandro Lino – Magnus Sorocaba
Bruno – Ukhta (RUS)
Gadeia – El Pozo Murcia (ESP)
PIVÔS
Ferrão – Barcelona (ESP)
Pito – Barcelona (ESP)
Rocha – ACBF
Dieguinho – Joinville