Juventude e Série A formam um casal com uma bonita história no cenário do futebol brasileiro. Entre 1995 e 2007, quando o clube teve sua maior participação no Brasileirão, vários jogadores oriundos da base participaram dessa relação com a Primeira Divisão. Neste ano, de retorno à elite nacional, o atacante Marcos Vinicios, o Sorriso, é o nome mais aproveitado das categorias de base.
— Para mim está sendo muito importante. Todo jogador que vem da base sonha jogar uma Série A num grande clube e estou tendo essa oportunidade. Quero seguir trabalhando para ajudar cada vez mais — afirmou Marcos Vinicios.
Nos 13 anos que disputou a Série A, nomes conhecidos como os goleiros Márcio Angonese e Diego, o volante Lauro, o lateral-direito Itaqui, os zagueiros Paulo Marcelo, Picoli e Neto, os laterais-esquerdos Edson e Ericsson, os meias Dionatan e Marcelo Costa e os atacantes Fernando Rech, Michel Neves e Adriano Chuva foram alguns dos nomes que surgiram na base alviverde e deram continuidade em carreiras vitoriosas.
Sorriso chegou ao Juventude em 2017. No ano passado, foi artilheiro da equipe no Brasileirão de Aspirantes. Nesta temporada, surgiu a chance de despontar na Primeira Divisão nacional e seguir a filosofia alviverde de revelar atletas.
— É um clube formador e que revela bastante atletas. Eu fui mais um revelado. Agradeço a Deus por ter recebido essa oportunidade e a todos que me ajudaram a chegar até aqui — comentou Sorriso.
O atacante Marcos Vinicios subiu para o profissional no Campeonato Gaúcho. Foram 12 jogos no Estadual e dois gols assinalados. No Brasileirão, Sorriso participou de todos os 13 duelos até o momento, sendo seis como titular. Ainda não balançou as redes. No próximo final de semana, a equipe alviverde encara o Atlético-MG, e ele pode receber mais uma oportunidade de iniciar a partida.
— Foi uma semana bastante produtiva. Acertamos alguns erros e qualificamos ainda mais a equipe. Nos últimos jogos tivemos desfalques importantes, mas nosso grupo é bastante qualificado. Quem entrar, vai dar conta do recado. A gente fez grandes jogos contra Flamengo e Grêmio no Jaconi. Vamos continuar trabalhando para fazer um excelente jogo contra o Atlético-MG.
Marcos Vinicios na Série A
13 jogos
6 jogos como titular
7 jogos entrou
734 minutos jogados
10 faltas sofridas
18 finalizações
74% dos passes completos