Juventude e Inter sempre fizeram grandes jogos pelo Brasileirão, com o Verdão muitas vezes sendo uma pedra no sapato do Colorado. No Beira-Rio, palco do confronto deste domingo, às 20h30min, o histórico é equilibrado, com três vitórias para o lado caxiense, cinco para o porto-alegrense e dois empates.
Pela 12ª rodada do Brasileirão 2021, a missão do Ju também é de realizar um bom jogo para se manter na parte intermediária tabela e conquistar pontos visando a meta de permanência na competição do próximo ano.
Após duas vitórias significativas diante de Flamengo e Grêmio, o Papo não voltou a conquistar três pontos no campeonato. Fora de casa, saiu derrotado para Ceará e Bahia. E no retorno ao Jaconi, buscou um empate no último minuto diante do Atlético-GO. Portanto, o duelo contra o Inter em Porto Alegre também é a oportunidade de quebrar a sequência sem vitórias, obter o primeiro êxito longe de seus domínios e saltar na tabela.
— É um confronto equilibrado. Por jogar no Beira-Rio, o Inter é favorito. Mas estamos crescendo e evoluindo. Vamos buscar fazer um grande jogo e pontuar para nos distanciarmos da zona do rebaixamento — diz o técnico Marquinhos Santos, destacando que o tempo no comando da equipe pode ser uma vantagem em relação ao rival:
— Das três equipes da Série A aqui do Estado, eu sou o único que permanece como treinador desde o início da temporada. Não atoa estamos na frente deles, porque passa muito pela continuidade do trabalho. Acredito que a vantagem que levamos é a apenas essa, pois o Inter é um gigante do futebol nacional. Vamos competir muito para trazer a vitória de lá.
Possíveis novidades
Para enfrentar o Inter, o Juventude terá o retorno do atacante Paulinho Boia. Ele foi ausência diante do Atlético-GO por dores no joelho, porém está recuperado. A tendência é de repetição da formação nas demais posições. Entretanto, a novidade pode ser no esquema tático inicial. Durante a semana, Marquinhos Santos observou a equipe no 4-4-2, com Wescley no meio-campo junto dos três volantes, e Boia ao lado de Matheus Peixoto no ataque. O novo posicionamento, contudo, não foi confirmado pelo treinador.