Mais uma vez, o Estádio Centenário foi a fortaleza grená no Campeonato Brasileiro da Série D. Depois de perder para o Cascavel e empatar com o Esportivo como visitante, o Caxias recebeu o Aimoré neste domingo (4) e fez valer seu mando de campo. Com uma atuação sólida e praticamente sem sustos, o time do técnico Rafael Jaques venceu por 2 a 1, com gols de Henrique e Michel — João Denoni descontou.
Com o resultado, o Caxias se mantém no G-4 do grupo A-8 e invicto em casa, com duas vitórias nos dois jogos em casa. No próximo sábado (10), a equipe grená tentará o primeiro triunfo fora de casa contra o Joinville, em Santa Catarina.
A semana de problemas para o Caxias interferiram para a escalação que o técnico Rafael Jaques mandou a campo. Sem Juliano, que durante a semana foi afastado das partidas para resolver o caso de doping por conta de um analgésico, e de Felipe Tontini, que recebeu uma proposta do Coritiba na véspera do jogo, o treinador manteve Diogo Oliveira no meio e confirmou Gleydson no ataque.
Aos seis minutos, a saída de bola errada do Aimoré fez Paulinho Santos recuperar a posse e passar para Kelvin, que finalizou à direita de Pablo. E o goleiro do time de São Leopoldo precisou aparecer aos 10. Henrique cobrou falta com muita força, buscando o ângulo direito do camisa 1 Capilé, que voou para salvar com um tapa pela linha de fundo. Após a cobrança do escanteio, feita por Vidaletti, a bola ficou viva na área e por pouco Henrique não conseguiu empurrar para as redes.
O Aimoré começou a ganhar moral no setor ofensivo. Aos 17, Isaías tabelou com Neto Baiano, invadiu a área e chutou à esquerda de Pitol. Aos 28, o Caxias só não abriu o placar porque Pablo, formado no Centenário, brilhou. Após Gleydson aparar cruzamento, a bola sobrou para Lucas Carvalho, que parou na defesa do camisa 1 dos visitantes.
Aos 30, veio a festa. Da intermediária ofensiva, Henrique cobrou falta de forma diferente. Se na primeira o zagueiro mandou uma bomba, desta vez o chute veio com muita qualidade e por fora da barreira. Pablo tentou chegar na bola, mas não evitou o gol grená: 1 a 0 para o Caxias.
Mesmo com a vantagem, o time de Jaques não parou de atacar. Aos 39, após roubada no meio-campo, a bola chegou até Kelvin, que finalizou mas sem direção, por cima do gol Capilé.
No último lance do primeiro tempo, aos 48, Marcelo Pitol foi quem brilhou. Cruzamento da direita passou por Neto Baiano no meio da área, mas sobrou para João Denoni. O meia do Aimoré finalizou com força e o goleiro grená defendeu, garantindo a vantagem ao intervalo.
Na volta dos vestiários, o Caxias estava determinado a resolver. Aos três minutos, Lucas Carvalho chegou na linha de fundo e tocou para Diogo Oliveira, que soltou uma bomba e obrigou Pablo a mandar pela linha de fundo. Na cobrança, a sobra ficou para Vidaletti que finalizou e a bola explodiu no braço de Lucas Sampaio. Pênalti marcado e convertido por Michel, com categoria aos cinco, deslocando Pablo: 2 a 0 para o grená.
Depois de tomar o segundo, o Aimoré começou a arriscar mais. Aos 15, Douglas Skilo recebeu pela esquerda, tentou tirar de Pitol mas não conseguiu acertar a meta. Aos 18, Neto Baiano cobrou falta de longe e com força, mas a bola passou rente à meta de Pitol.
O Caxias tentou o desafogo aos 23, quando Paulinho Santos recebeu de frente para o gol e chutou, mas Darlan conseguiu fazer o bloqueio já dentro da grande área. Aos 43, Carlos Alberto finalizou com perigo, à esquerda de Pablo.
Aos 46, quando o resultado parecia tranquilo, Adriano Klein chutou de fora da área, Pitol rebateu mal para o meio da área. Douglas Skilo pegou a sobra e cruzou para João Denoni, livre, fazer o gol de desconto do Aimoré.
Ficha técnica
Campeonato Brasileiro da Série D 2021 - Grupo A-8
Estádio Centenário, em Caxias do Sul. — 04/07/2021
Caxias 2x1 Aimoré
CAXIAS
Marcelo Pitol, Lucas Carvalho, Henrique, Thiago Sales e Vidaletti; João Vieira (Carlos Alberto, 37/2°), Paulinho Santos; Gleydson, Diogo Oliveira (Marlon, 16/2°) e Kelvin; Michel. Técnico: Rafael Jaques.
AIMORÉ
Pablo, Bruno Ferreira, Renato, Darlan e Lucas Sampaio; Régis, Marabá (Adriano Klein, 9/2°), João Denoni e Padu; Isaías (Douglas Skilo, intervalo) e Neto Baiano (Maurinho, 21/2°).
Árbitro: Antônio Márcio Teixeira da Silva (MG), auxiliado por Mauricio Coelho Silva Penna (RS) e Fábulo Oliveira Diniz (RS).
Gols: Henrique (C), aos 30min do primeiro tempo. Michel (C), aos 5min, João Denoni (A), aos 46min, no segundo tempo.
Cartões amarelos: Thiago Sales, Marlon (C), Lucas Sampaio, Régis (A).