O Juventude perdeu novamente por 3 a 0 no Estádio Alfredo Jaconi pelo Campeonato Brasileiro. Desta vez, o algoz foi o Palmeiras, que marcou com William Matheus (contra), Deyverson e Breno Lopes. O resultado deixa o Papo com apenas dois pontos e próximo da zona do rebaixamento. A equipe jaconera volta a campo no próximo domingo (20), às 20h30min, novamente no Jaconi, diante do Sport.
Buscando dar mais agressividade ao time, o técnico Marquinhos Santos manteve a formação que empatou com o Santos no último sábado, porém trocou o posicionamento de Marcos Vinicios e Chico. O primeiro começou centralizado no ataque, enquanto o segundo pela ponta esquerda. No Palmeiras, Abel Ferreira optou por descansar seus dois atacantes titulares, Luiz Adriano e Rony, e reeditou a dupla campeã do Brasileirão como titular em 2018, com William e Deyverson.
Equilíbrio inicial
O primeiro tempo foi de equilíbrio. O Ju preferiu não pressionar a saída de bola palmeirense e postou sua marcação no meio-campo. Desta forma, os paulistas permaneceram com a posse de bola por mais tempo, mas encontraram poucos espaços na compacta defesa do Papo. Quando Deyverson achou, Marcelo Carné defendeu. Nas oportunidades em que o Juventude conseguiu reagir, a movimentação de Marcos Vinicios como falso nove tentou abrir espaço na defesa do Palmeiras. Entretanto, as conclusões jaconeras foram bloqueadas ou para fora, mas sem perigo para a meta de Jaílson.
O Palmeiras assustou logo no primeiro minuto, quando Gustavo Scarpa invadiu a área pela esquerda e bateu para fora. A resposta do Juventude ocorreu aos 16min, em um lance de bate e rebate dentro da área. Na última tentativa, o chute de Guilherme Castilho, quase dentro da pequena área, foi bloqueado.
Os paulistas tiveram a chance mais clara do primeiro tempo aos 20 minutos, quando Deyverson recebeu dentro da área pela esquerda, girou e bateu com a perna esquerda, para grande defesa de Marcelo Carné. Nos minutos seguintes, o Ju conseguiu recuperar mais a bola no meio-campo, aumentar seu percentual de posse de bola e rondar a área palmeirense. Contudo, sem encontrar espaços.
Derrota na segunda etapa
O segundo tempo começou diferente do primeiro. Wescley fez jogada pela esquerda nos primeiros segundos e chutou por cima. Entretanto, a história acabou sendo semelhante ao do jogo contra o Athletico-PR.
Aos sete minutos, Gustavo Scarpa cobrou escanteio da esquerda e William Matheus, que substituiu Alyson ainda no primeiro tempo, acabou cabeceando contra a própria meta e abrindo o placar. Os jogadores do Ju cobraram um empurrão do zagueiro Renan sobre o lateral do Papo, porém a arbitragem confirmou a abertura de placar para o Palmeiras.
O Juventude reagiu rápido e, cinco minutos depois, quase empatou o jogo. Wescley cobrou rapidamente uma falta para Chico, que partiu pela ponta esquerda e serviu Elton. O volante invadiu a área palmeirense e bateu rasteiro, para a defesa de Jaílson. Entretanto, quando parecia que viria a reação, veio a decepção.
Aos 17 minutos, Gustavo Scarpa cobrou escanteio da esquerda e Elton afastou. No rebote, a bola retornou para Scarpa, que devolveu para a área. Deyverson, livre, apareceu na marca do pênalti e cabeceou para o fundo das redes, fazendo 2 a 0 para o Palmeiras.
Com a desvantagem, o técnico Marquinhos Santos tentou mexer em seu ataque para buscar a reação. Desta forma, Matheus Peixoto, Fernando Pacheco e Paulinho Boia entraram no jogo. Os paulistas baixaram suas linhas, e o Ju conseguiu ser mais ofensivo. Entretanto, parou na arbitragem e no goleiro Jaílson, em duas cabeçadas.
No primeiro lance, aos 30 minutos, a bola foi alçada na área e Matheus Peixoto mandou para o gol. Entretanto, o lance foi anulado pela arbitragem, que marcou falta no goleiro Jaílson. Houve muita reclamação dos jogadores do Ju, porém o VAR confirmou a anulação do gol.
Seis minutos depois, Forster apareceu. Castilho cruzou da direita e o zagueiro do alviverde caxiense cabeceou no canto direito. Jaílson fez grande defesa, salvando o Palmeiras.
Nos minutos finais, ainda houve tempo para a lei do ex funcionar. Breno, destaque do Juventude entre 2019 e 2020, recebeu um belo passe de Gustavo Scarpa entre os zagueiros do Ju e bateu de chapa, no ângulo, dando números finais ao jogo: 3 a 0 para o Palmeiras.
Ficha Técnica
Juventude 0 x 3 Palmeiras
Campeonato Brasileiro Série A - 4ª rodada
Local: Estádio Alfredo Jaconi
Data: 16/06/2021
JUVENTUDE
Marcelo Carné; Michel Macedo, Vitor Mendes, Rafael Forster e Alyson (William Matheus, 14/1º); Élton, Guilheme Castilho e Wescley (Bruninho, 40/2º); Capixaba (Fernando Pacheco, 23/2º), Chico (Paulinho Boia, 23/2º) e Marcos Vinicios (Matheus Peixoto, 23/2º). Técnico: Marquinhos Santos
PALMEIRAS
Jailson; Marcos Rocha, Luan (Zé Rafael, 25/1º), Renan; Gabriel Menino (Breno Lopes, 28/2º), Felipe Melo, Gustavo Scarpa, Raphael Veiga e Victor Luís; Willian (Mayke, 28/2º) e Deyverson. Técnico: Abel Ferreira
Gols: William Matheus (contra), aos 7min, Deyverson, aos 17min,e Breno Lopes, aos 41min, no segundo tempo.
Árbitro: Marielson Alves Silva, auxiliado por Alessandro Álvaro Rocha de Matos e Elicarlos Franco de Oliveira; VAR: Rodrigo Dalonso Ferreira.
Cartões Amarelos: Marcos Rocha, Gabriel Menino, Breno (P).