O Juventude encerrou sua participação no Campeonato Gaúcho sendo goleado pelo Inter por 4 a 1. O Verdão não soube administrar a vantagem construída em Bento Gonçalves, no jogo de ida, e deixou o Estádio Beira-Rio eliminado. Com a terceira colocação no torneio, a equipe alviverde assegura o título do interior e a vaga na Copa do Brasil 2022. Na Série A, a estreia está marcada para o dia 30 de maio, contra o Cuiabá, no Mato Grosso.
Falta de concentração define o jogo
Mantendo a estratégia de marcar e tentar dificultar a saída de bola do Inter, o Juventude fazia um jogo sem riscos e administrava a vantagem construída em Bento Gonçalves até os 43 minutos do primeiro tempo, quando um erro de marcação em um escanteio proporcionou um contra-ataque a colorado. A partir daí, o Verdão se desestabilizou o dois minutos depois sofreu o segundo gol.
O Inter começou o jogo com muito volume em posse de bola, mas sempre alçando bolas na área, que eram afastadas pela defesa do Ju, que, entretanto, enfrentava dificuldades para construir contra-ataques.
Aos 18 minutos, a primeira finalização foi do Inter. Marcelo Carné errou o lançamento, que caiu nos pés de Palácios. O chileno lançou Maurício, que cruzou na área e Thiago Galhardo cabeceou para fora. A resposta do Ju veio aos 26min, com uma escapada pela direita. Paulo Henrique cruzou rasteiro, na meia lua, Matheus Peixoto chuta forte, e a bola explode na marcação.
Aos 31 minutos, um lance polêmico na área do Inter. Palácios foi derrubado por Alyson e caiu na área. Nem arbitragem de campo, nem arbitragem de vídeo marcaram o pênalti. Contudo, o atacante colorado se machucou e deixou a partida, dando lugar a Yuri Alberto.
O Ju quase ampliou a vantagem construída no primeiro jogo com Wescley, em cobrança de falta. O camisa 10 chutou forte e Marcelo Lomba espalmou para escanteio. O lançamento na área não foi aproveitado pelo Juventude. O Inter, ao contrário, aproveitou e marcou seu primeiro gol no contra-ataque.
Em velocidade, Thiago Galhardo progrediu e venceu Paulo Henrique. Na frente de Carné, ele serviu Yuri Alberto, que mandou para as redes.
O gol, que deixava o placar agregado empatado, desestabilizou o Ju. Três minutos depois, João Paulo erra na saída de bola e permite que o time da Capital pegue a defesa alviverde de surpresa. Edenilson recupera a bol e serve Maurício, que faz 2 a 0, aos 46 minutos.
2º tempo
Em desvantagem, o Juventude voltou para o segundo tempo com uma atitude mais ofensiva e isso foi demonstrado logo nos primeiros minutos. Aos 3min, um cabeceio de Matheus Peixoto passou perto da trave de Lomba. Três minutos depois, Capixaba bateu forte e o goleiro do Inter teve que se esticar para mandar a bola para escanteio.
Aos 12 minutos, mais Ju. Capixaba dá cavadinha e encontra Wescley pela direita. O camisa 10 divide, ganha a jogada e toca na saída de Lomba. Cuesta voa de bicicleta para tocar para escanteio.
Entretanto, as coisa pioram para o Verdão aos 14 minutos. Marcelo Carné derruba Yuri Alberto na área e, com revisão do VAR, a arbitragem marca pênalti para o Inter. Na cobrança, Edenilson faz 3 a 0.
Miguel Ángel Ramírez, para descansar seus atacantes, colocou Marcos Guilherme e Caio Vidal em campo. O Ju, apesar do gol sofrido, não caiu de rendimento e seguiu em busca do primeiro, que saiu aos 21 minutos.
Paulo Henrique foi derrubado na área por Victor Cuesta e Daniel Nobre Bins marcou pênalti. Matheus Peixoto bateu forte, no canto direito, fazendo 3 a 1 e deixando o alviverde a um gol de empatar o placar agregado.
Em busca do segundo gol, o Papo ficou mais exposto, possibilitando contra-ataques em velocidade do Inter. Em um deles, saiu o quarto gol. Caio Vidal invadiu a área pela esquerda e chutou forte. Carné espalmou e Rodinei mandou para o gol, fazendo 4 a 1 para o Inter.
O Verdão não desistiu do jogo e seguiu pressionando, tanto que, aos 40 minutos do segundo tempo, Matheus Peixoto teve uma chance de frente com Marcelo Lomba, mas bateu fraco, nas mãos do goleiro.
Os minutos finais foram com o Inter administrando a vitória por 4 a 1. Marquinhos Santos tentou renovar a energia da equipe com Nicolas e Élton, mas não foi suficiente. Assim, o Juventude está eliminado do Campeonato Gaúcho e agora concentra suas atenções no Campeonato Brasileiro, que começa em três semanas.
Ficha Técnica
Inter 4 x 1 Juventude
Campeonato Gaúcho 2021 - Semifinal (volta)
Local: Estádio Beira-Rio, Porto Alegre
Data: 8/5/2021
JUVENTUDE
Marcelo Carné; Paulo Henrique, Vitor Mendes, Rafael Forster e Alyson; João Paulo (Élton), Guilherme Castilho (Matheuzinho) e Wescley (Matheus Jesus); Capixaba (Bochecha), Marcos Vinicios e Matheus Peixoto (Nicolas). Técnico: Marquinhos Santos
INTER
Marcelo Lomba; Rodinei, Zé Gabriel, Victor Cuesta e Moisés; Rodrigo Dourado, Edenilson (Lindoso) e Praxedes (Nonato); Palácios (Yuri Alberto), Thiago Galhardo (Marcos Guilherme) e Maurício (Caio Vidal). Técnico: Miguel Ángel Ramírez
Gols: Yuri Alberto, Maurício, Edenílson e Rodinei (Inter); Matheus Peixoto (Ju)
Árbitro: Daniel Nobre Bins, auxiliado por Jorge Bernardi e Mateus Rocha. VAR: Wagner Reway
Cartões Amarelos: Wescley e Marcelo Carné (Ju)