Com pouco mais de um mês para o início da Quarta Divisão Nacional, a expectativa era por uma definição, mas a reunião do Conselho Deliberativo do Esportivo ainda manteve em aberto a discussão sobre a participação do clube na Série D. Segundo nota oficial divulgada na noite desta segunda-feira (3), houve consenso sobre o fato de o time disputar a competição, porém, apenas se a equipe tiver recursos suficientes e não prejudicar as finanças da instituição.
A decisão final deve ocorrer nos próximos dias, e a esperança é de que o empresariado de Bento Gonçalves abrace a ideia e seja parceiro do Tivo no campeonato nacional. Após ser rebaixado no Gauchão, o time alviazul pode ser punido pela CBF em caso de desistência.
O Esportivo está na chave 8 da Série D, ao lado de Aimoré, Caxias, Marcílio Dias-SC, Juventus-SC, Joinville-SC, Rio Branco-PR e Cascavel-PR. A estreia na competição está prevista para o final de semana de 5 e 6 de junho, diante do Rio Branco, no Paraná.
Confira a nota oficial:
"Após reunião do Conselho Deliberativo na noite desta segunda-feira, dia 03, o Clube Esportivo informa que houve consenso entre os membros sobre a participação no Campeonato Brasileiro Série D 2021 sob a condição de que a diretoria executiva do clube tenha recursos suficientes para operar os gastos necessários para a competição.
A partir de então, a diretoria alviazul irá analisar a situação financeira da instituição para avaliar se haverá um contexto favorável que não onere os cofres alviazuis. A decisão final se dará nos próximos dias".