O Juventude está classificado para as semifinais do Campeonato Gaúcho. Após um começo ruim, o time alviverde se recuperou e garantiu a vaga na última rodada. São quatro jogos invicto no Estadual e a garantia de, pelo menos, mais duas partidas antes de iniciar a Série A. Na semi, o adversário será o Inter.
— Se você fizer uma avaliação dos últimos nove jogos, se não me engano, ganhamos quatro, outros empates e uma derrota. A equipe vem numa crescente, teve uma semana aberta de treinos. Existe alguma evolução, mas precisamos corrigir algumas coisas. O jogo estava controlado e tivemos algum tipo de pressão, isso foi desnecessário — afirmou Marcelo Barbarotti, diretor-executivo do Juventude.
O Estadual é tratado pelo Juventude como um teste importante para comissão técnica e jogadores. Todos estão sendo avaliados para a Série A. Por isso, enfrentar um adversário da Primeira Divisão, agora, será proveitoso.
— A gente sempre falou que o Campeonato Gaúcho é nosso balizador. Teremos dois jogos. Serão jogos de Série A. Esperávamos muito ter esse termômetro contra um time grande como o Inter. Será um grande teste para todos. Estamos numa crescente. Vamos ter jogos do tamanho de uma Série A. Esperamos fazer dois bons jogos e quem sabe beliscar uma final. — comentou Barbarotti.
Depois de cinco anos, o Juventude voltará a disputar uma semifinal do Campeonato Gaúcho. A última vez aconteceu em 2016. Mesmo assim, o objetivo era tratado como obrigação.
— A gente falou desse assunto, porque fazia tempo que o Juventude não chega na semifinal. Nós somos a terceira força do Estado e era nossa obrigação. Mesmo com início não tão bom, falávamos que era obrigação nossa classificar. A classificação era para ser mais tranquila com os pontos do jogo contra o Esportivo — finalizou Barbarotti.