A torcida contra os adversários diretos deu certo e o KTO/Caxias do Sul Basquete está garantido nos playoffs do NBB. Com a derrota do Cerrado-DF para o Paulistano, neste domingo, por 75 a 67, o time caxiense não pode mais ser alcançado e fechará a fase classificatória na 12ª colocação. A campanha teve 30 jogos, com nove vitórias e 21 derrotas, um aproveitamento de 30%.
Nas oitavas de final, o adversário será o tradicional Bauru, do interior paulista. O time, quinto colocado, é comandado por Léo Figueiró, que foi auxiliar do Caxias na grande campanha do NBB 2017/2018. A equipe conta com nomes experientes e consagrados no basquete brasileiro, como os alas Alex e Gui Deodato e o ala/pivô norte-americano Tyrone.
Na primeira fase, o Bauru venceu os dois confrontos: no turno inicial, em 20 de novembro de 2020, por 74 a 54, em Mogi das Cruzes; na segunda partida, na capital paulista, por 71 a 63, em 27 de janeiro.
Diferentemente do que estava previsto no regulamento inicial da competição, a fase decisiva do campeonato será disputada no sistema de “mini-sedes”. A definição ocorreu em reunião do Conselho de Administração da Liga Nacional de Basquete (LNB), no início deste mês. Os duelos serão em melhor de três partidas nas oitavas e quartas de final. Somente as semifinais e a decisão vão ocorrer em melhor de cinco jogos.
As datas e os locais dos confrontos devem ser oficializados nesta semana, após o término da etapa classificatória, que ocorre nesta terça (13), com três enfrentamentos. O mais provável é que Caxias Basquete e Bauru joguem no Rio de Janeiro, na casa do Flamengo.
Retrospecto
Esta é a quarta participação do Caxias Basquete no NBB e a terceira em que o time chega aos playoffs. Na estreia, na temporada 2015/2016, o time fechou a fase de classificação em 11º lugar, com nove vitórias e 19 derrotas em 28 jogos (aproveitamento de 32%). Nos playoffs, o adversário foi o Brasília. Na melhor de cinco, o time do Distrito Federal, liderado por Guilherme Giovannonni, venceu a série por 3 a 1, de virada.
Já em 2016/2017, veio a pior campanha. A equipe foi a lanterna do campeonato, com cinco triunfos em 28 duelos (aproveitamento de 17,9%). Por conta de desistências de outras equipes, não houve rebaixamento e o Caxias seguiu no NBB para a temporada 2017/2018.
O time do técnico Rodrigo Barbosa fechou a etapa classificatória na histórica quinta colocação, com 16 vitórias e 12 derrotas (57,1% de aproveitamento), e atuando com o Ginásio do Vascão quase sempre lotado. Nas oitavas de final, o Caxias atropelou o Botafogo-RJ, por 3 a 0, e avançou para enfrentar o Mogi-SP, nas quartas de final. Em duelos equilibrados, Cauê Verzola, Cauê Borges, Paranhos e companhia não conseguiram superar os paulistas, que fizeram valer o favoritismo e venceram por 3 a 1.