O Juventude acumulou a sua terceira derrota em quatro partidas no Campeonato Gaúcho. O algoz da vez foi o Pelotas, que fez 3 a 2 no Verdão na noite desta sexta-feira, em Novo Hamburgo. O alviverde produziu pouco durante a partida e conseguiu dois gols em jogadas de bola parada. Por outro lado, viu o adversário marcar três gols em lances de bola aérea.
Nos minutos finais, João Paulo teve a chance de fazer o 3 a 3 em cobrança de pênalti, mas o goleiro Gabriel Leite defendeu. O Ju volta a campo na próxima terça-feira (16), pela Copa do Brasil, diante do Murici, no interior de Alagoas.
O duelo contra o Pelotas começou com o Juventude tendo com duas mudanças em relação ao último jogo. Guilherme Castilho ganhou o lugar de Renan Bressan, no meio-campo, e Rafael Grampola foi o centroavante, com Matheus Peixoto indo para o banco. O técnico Marquinhos Santos justificou as trocas como preservações para o jogo contra o Murici-AL, pela Copa do Brasil, na próxima semana.
A entrada do meia fez a diferença para o Ju, embora a equipe não tenha ido bem no primeiro tempo. Dos pés de Castilho saiu o primeiro gol alviverde, marcado aos 34 minutos, e mais algumas finalizações de longe. Grampola ficou isolado entre os zagueiros do Pelotas, foi pouco acionado e saiu no intervalo.
O Verdão começou o jogo levando perigo em uma cobrança de Eltinho, aos seis minutos, quando a bola explodiu na trave. A resposta do Lobo, também com bola na trave, veio aos oito minutos, quando Marcelo cruzou na área e Sílvio concluiu, mostrando que a bola aérea poderia ser a forma da equipe áureo-cerúlea ameaçar o alviverde. O que aconteceu oito minutos depois.
Aos 16 minutos, Marcelo lançou um lateral na área do Juventude, e o zagueiro Cleberson afastou mal. Na disputa aérea, o centroavante Marcão conseguiu desviar e encontrou Wesley, pela esquerda, completamente livre. Marcelo Carné defendeu a primeira finalização, mas João Vieira, fazendo valer a lei do ex, aproveitou o rebote e abriu o placar para os pelotenses.
Trocando passes entre os zagueiros e volantes, sem conseguir ter articulação de jogadas para conectar os atacantes no jogo, o Juventude viu o Pelotas quase ampliar o marcador aos 29 minutos, quando Sílvio concluiu um cruzamento para as redes, mas a arbitragem corretamente marcou impedimento.
Aos 34 minutos, o Verdão conseguiu reagir. Em cobrança de escanteio curto, Guilherme Castilho tabelou com Guilherme Castilho, que apareceu livre na área e chutou forte. O efeito enganou o goleiro e bola foi para as redes, empatando o jogo em 1 a 1.
Três minutos depois, no entanto, prejuízo para o alviverde. João Vieira lançou Wesley em profundidade, e para evitar deixar o atacante do Pelotas livre mais uma vez, Paulo Henrique fez falta e foi expulso, deixando o alviverde com um a menos aos 37 minutos do primeiro tempo. Para tentar equilibrar a equipe, Marquinhos Santos substituiu o volante Yago, já amarelado, por Igor, formando a equipe no 4-4-1.
Na cobrança da falta de Marcelo, Carné fez grande defesa e ainda contou com a ajuda da trave esquerda para evitar o que seria o segundo gol do Lobo.
Segunda etapa define a derrota
Com um a menos, o Juventude voltou para o segundo tempo com as linhas baixas, tentando explorar os contra-ataques e as bolas longas para o centroavante Matheus Peixoto. No entanto, quem voltou melhor foi o Pelotas, que quase passou na frente com Marcão, que concluiu uma bola para fora dentro da pequena área.
O Lobo tomou a liderança do marcador aos 16 minutos. Após cruzamento da esquerda, Silvio venceu a disputa de bola aérea com Vitor Mendes, e o rebote sobrou para Juliano, que bateu forte e fez 2 a 1 para o Pelotas.
O Ju não deu tempo para a equipe da Zona Sul comemorar e respondeu rápido, através de cobrança de falta de Eltinho, três minutos depois. O capitão caprichou e bateu no canto esquerdo do goleiro Gabriel Leite, empatando novamente o jogo para o Verdão.
Contudo, a tranquilidade também durou pouco, pois logo o Lobo fez o terceiro. Novamente pelo alto, a bola foi alcançada pela direita e Maurício subiu mais que os defensores do Juventude. No cabeceio, Carné tocou na bola, mas não evitou que ela fosse para as redes.
Tentando buscar o empate, o técnico Marquinhos Santos colocou em campo Elton, Roberto e Marcos Vinícius. Para segurar a vitória, o Pelotas recuou suas linhas e chamou o Verdão para o seu campo. Apesar de criar oportunidades, o novo empate não saiu.
Aos 42 minutos, a chance de ouro foi perdida por João Paulo. Matheus Peixoto sofreu pênalti e o camisa 5 cobrou no canto esquerdo, mas viu o goleiro Gabriel Leite defender para o áureo-cerúleo. Três minutos depois, Leite voltou a brilhar defendendo um chute forte de Cleberson, garantindo a vitória da equipe pelotense.
FICHA TÉCNICA
Juventude 2 x 3 Pelotas
Campeonato Gaúcho 2021 - 4ª rodada
Local: Estádio do Vale, em Novo Hamburgo (RS)
Data: 12/3/2021
JUVENTUDE
Marcelo Carné; Paulo Henrique, Cleberson, Vitor Mendes e Eltinho; João Paulo, Yago (Igor) e Guilherme Castilho (Elton); Matheuzinho (Marcos Vinicius), Capixaba (Roberto) e Rafael Grampola (Matheus Peixoto). Técnico Marquinhos Santos.
PELOTAS
Gabriel Leite, Marcelo, Sílvio, Maurício e Gabiga; Moisés (Gazão), Juliano e João Vieira; Bustamante, Wesley (Aslen) e Marcão (Caio Mancha). Técnico: Ricardo Colbachini
Gols: João Vieira, Juliano e Maurício (Pel), Guilherme Castilho e Eltinho (Ju)
Árbitro: Éder Davi Zanella, auxiliado por Maurício Coelho Silva Penna e Artur Avelino Birk Preissler
Cartões Amarelos: Yago (Ju); Maurício, Moisés, Juliano, Bustamante (Pel)
Cartão Vermelho: Paulo Henrique (Ju)